Banca de DEFESA: PAULO MARCOS RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO MARCOS RIBEIRO DA SILVA
DATA : 28/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Formação de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador do ensino de Estatística


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Estatística. Anos finais do Ensino Fundamental. Formação de professor. Pesquisa.


PÁGINAS: 173
RESUMO:

Essa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de um processo formativo de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental no município do Ipojuca/PE considerando os diferentes tipos de conhecimento do professor para o ensino de Estatística, tendo a pesquisa como eixo estruturador do ensino. Para tal, temos como aporte teórico o modelo de Letramento Estatístico proposto por Gal (2002), o modelo de Ciclo Investigativo elaborado por Guimarães e Gitirana (2013) e os diferentes tipos de Conhecimentos apontados por Ball, Thames e Phelps (2008). Foram desenvolvidos três estudos articulados entre si. No estudo 1, foram analisados os documentos normativos (BNCC, currículo de Pernambuco e do município do Ipojuca) e a coleção didática de Matemática utilizada no município. Foi observado que os documentos curriculares valorizam a pesquisa e a função da estatística, aproximando-se do Letramento Estatístico. A coleção de Matemática utilizado no município traz como orientação ao professor apenas descrição das atividades, o que não orienta ou amplia o trabalho do professor. Em relação as atividades de estatísticas observaram-se baixa incidência de atividades envolvendo elaboração da questão, classificação dos dados e conclusão e, infelizmente, a maioria das atividades envolve dados fictícios, o que indica que os alunos serão pouco estimulados a refletirem sobre a realidade. No estudo 2, levantamos o perfil dos professores e investigamos o que sabiam sobre ensino de estatística, a partir de um questionário no google form. Foi observado que a maioria não teve formação para ensino de estatística e apresenta lacunas relacionadas ao Conhecimento Comum de Estatística. No estudo 3, a partir desses dados, ou seja, dos materiais curriculares e didáticos utilizados pelos professores, associado a seus conhecimentos e experiencia com o ensino de estatística, desenvolvemos um processo formativo. Esse processo de formação continuada com todos os professores de matemática do 6º ao 9º ano do município, teve a pesquisa como eixo estruturador e envolvendo os diferentes tipos de conhecimentos do professor. Ficou evidenciado dificuldades relacionadas ao Conhecimento Especializado de Estatística e dificuldades apresentadas em relação ao Conhecimento Horizontal de Estatística que acabam levando a rejeição do currículo prescrito ou o Conhecimento de Estatística e Currículo direcionando o trabalho em sala de aula a partir das atividades propostas apenas com base no livro didático. Ficou notório que existe uma dificuldade apresentada pelos docentes em reconhecer a função da estatística e não apenas os cálculos matemáticos, exigindo dos professores um processo de revisão e ampliação de seu repertório de conhecimento. Apresentam uma postura tradicional em relação ao Conhecimento de Estatística e Alunos, levando-os a acreditar que o aluno só sabe o que eles ensinaram de forma linear e bem dosada. Sobre o Conhecimento do Conteúdo de Estatística e Ensino, pouco percebemos a mobilização da maioria dos docentes na busca de compreender as dificuldades que podem existir entre os estudantes e o conteúdo. Apesar da avaliação bem positiva sobre a formação realizada pelos profissionais, valorizando a aprendizagem sobre o que é pesquisa e como pode ser conduzida em sala de aula, a maioria teve uma participação discreta durante os encontros. Finalmente, foi levantado por eles muitas inseguranças para apresentar seus conhecimentos sobre um determinado conteúdo, de modo a compartilhar com os pares e, por isso, não costumam se envolver nos processos formativos. Assim, é fundamental haver processos formativos que evidenciem para o grupo de professores a pertinência de aprendizagens colaborativas entre eles. Acreditamos que essa pesquisa possibilitará importantes discussões sobre processos de formação de professores referente ao ensino de Estatística, que favoreça uma atitude analítica e crítica do mundo físico e social, ampliando os conhecimentos do grupo sobre o conteúdo e suas formas de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 1296607 - ANA PAULA BARBOSA DE LIMA
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Externa à Instituição - MARIA ELISA ESTEVES LOPES GALVÃO
Notícia cadastrada em: 20/09/2024 15:49
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