LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: um estudo com indicadores sociais apresentados por meio de gráficos
Letramento Estatístico. Indicadores Sociais. Gráficos Estatísticos. BNCC. Formação de professores.
A pesquisa de doutorado objetiva, em termos gerais, analisar como o trabalho com indicadores sociais apresentados por meio de gráficos contribui para o letramento estatístico de professores de Matemática do Ensino Médio e para ampliações das recomendações curriculares previstas Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A relevância do letramento estatístico para desenvolvimento de habilidades críticas na interpretação de gráficos e a importância de integrar indicadores sociais e educacionais ao ensino da Estatística no Ensino Médio são centrais neste estudo. A coleta de dados foi realizada em três fases: a primeira envolveu um questionário aplicado a sete professores de Matemática de escolas de Ensino Médio em Recife-PE. Na segunda fase, os pesquisadores ampliaram o questionário e o aplicaram a 29 professores de matemática de diversas Regionais de Ensino de Pernambuco. A terceira fase, ainda em desenvolvimento, incluirá entrevistas em grupo focal com professores que participaram da segunda fase e manifestaram interesse em continuar colaborando com a pesquisa. Os questionários, compostos por perguntas abertas e fechadas, exploraram o perfil dos participantes, seu conhecimento sobre as mudanças na BNCC e seus conhecimentos em Estatística. A maioria dos professores entrevistados tem estabilidade no emprego e pós-graduação em áreas relacionadas à Matemática, embora muitos não tenham formação inicial em Licenciatura em Matemática, o que aponta para a complexidade na formação docente e suas implicações nas práticas de ensino. Embora os professores reconheçam a importância das mudanças curriculares trazidas pela BNCC, muitos relatam não terem recebido formação adequada para implementar essas mudanças em sala de aula. As atividades desenvolvidas nas escolas, em geral, oferecem algum suporte, mas os professores apontam que os itinerários formativos foram planejados sem a participação dos alunos, o que limita a eficácia das mudanças. Além disso, a maioria dos professores destacou a necessidade de maior investimento por parte do poder público para melhorar as condições de trabalho e facilitar a implementação das novas diretrizes. Menos da metade dos professores indicou estar desenvolvendo atividades ou projetos voltados ao ensino de Estatística no Ensino Médio. Quando ocorrem, essas práticas geralmente envolvem a construção e análise de gráficos baseados em temas relevantes para a realidade dos alunos. Apesar de a maioria dos docentes não ter participado de formações específicas sobre o ensino de Estatística, eles reconhecem a importância dos gráficos estatísticos no contexto escolar, especialmente como ferramentas para a compreensão de processos de inclusão social. Conclui-se que, apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem superados para a plena implementação do novo Ensino Médio, conforme as orientações da BNCC. A pesquisa ressalta a importância do letramento estatístico, conforme proposto por Iddo Gal, para articulações entre conhecimentos matemáticos e a análise crítica de indicadores sociais apresentados graficamente.