EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Financeira Escolar; Educação Infantil; Formação continuada.
O presente estudo aborda a Educação Financeira Escolar (EFE), na etapa da Educação Infantil (EI), com foco na análise da mediação docente em relação às experiências de EFE em turmas de EI, a partir de um processo de formação continuada sobre a temática. Segundo Pessoa (2016), a Educação Financeira (EF) propicia a discussão acerca de um consumo consciente, da influência que a mídia exerce nas escolhas diárias, da reflexão sobre o que desejamos e o que realmente precisamos, e do impacto ambiental que algumas escolhas podem causar. Iniciar a EFE desde a EI é necessário e urgente para uma formação crítica e responsável dos sujeitos. O embasamento teórico deste trabalho é a Educação Matemática Crítica (EMC), defendida por Skovsmose (2014), para quem a educação matemática deve potencializar estudantes a serem cidadãos críticos. O trabalho pretende responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como professores da Educação Infantil colocam em prática reflexões sobre Educação Financeira Escolar trabalhadas em um processo de formação continuada? Assim, temos como objetivo geral compreender percepções e intencionalidade prática de professores da Educação Infantil sobre a Educação Financeira Escolar, antes e após a participação em um processo de formação continuada. Temos como objetivos específicos: a) verificar as principais facilidades e dificuldades na compreensão de professores sobre EF e em suas possíveis práticas pedagógicas; b) promover possíveis reflexões acerca da EFE crítica, buscando contribuir com as práticas pedagógicas de professores da EI; e c) identificar as possíveis mudanças nas discussões sobre EFE crítica por meio de roteiros e práticas de experiências realizadas pelas professoras da EI participantes do processo formativo. A metodologia da pesquisa está baseada na pesquisa qualitativa, porque a relação com o ensino envolve ideias, valores, em uma construção que não pode ser apenas quantificada, quanto aos procedimentos adotados, nosso estudo se configura como uma pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos estão divididos em seis fases. 1) entrevista inicial semiestruturada; 2) grupo de estudo (1º encontro); 3) grupo de estudo (2º encontro); 4) observação das práticas pedagógicas das participantes aplicaram os roteiros de aulas elaborados durante a formação; 5) entrevista final semiestruturada; e 6) grupo de estudo (encontro final). Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que atuam na EI. Os dados analisados ressaltam a importância do olhar inicial sobre as percepções das profissionais participantes em relação à temática, para possibilitar subsídios na construção do processo formativo com elas, o que consequentemente contribuiu de forma ímpar para novas percepções a respeito da temática em suas práticas pedagógicas.