Banca de DEFESA: EDSON CARLOS SOBRAL DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON CARLOS SOBRAL DE SOUSA
DATA : 30/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Webconferência https://meet.google.com/goe-fjcs-uxc
TÍTULO:

A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR ... E SERÁ! UM ESTUDO DOS FOREGROUNDS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS DO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo; Educação Matemática Crítica; Foregrounds; Intenções de Aprendizagem Matemática; Contexto Sociocultural.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A pesquisa realizada no âmbito da Educação do Campo e da Educação Matemática objetivou compreender as relações entre os foregrounds de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo do Agreste Pernambucano e suas intenções de aprendizagem de Matemática. Para tanto, os dados foram produzidos com 31 estudantes do 8º e 9º anos de uma escola de Altinho e 36 estudantes do 8º e 9º anos de uma escola de Panelas, e com três pessoas, moradoras desses municípios que foram entrevistadas com a finalidade de fornecer informações sobre os contextos socioculturais, em complemento a um estudo realizado no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). A produção de dados com os estudantes realizou-se em duas etapas: na primeira, foi proposto um questionário com o intuito de identificar elementos sobre seus foregrounds. A segunda etapa consistiu em uma entrevista semiestruturada que continha uma história em quadrinhos e questões inerentes aos foregrounds, backgrounds, middleground e intenções de aprendizagem de Matemática de 9 estudantes de Altinho e 8 de Panelas que foram selecionados a partir das respostas ao questionário. Esses estudantes foram agrupados em função da aproximação dos foregrounds classificados em: coletivo, único, camponês e não exuberante. Os resultados mostram semelhanças entre os contextos socioculturais que caracterizam os dois municípios, a exemplo do desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias e do comércio. Quanto ao foreground dos estudantes, as análises mostraram a predominância do desejo de concluir o Ensino Médio e o Ensino Superior, de sonhos associados à aquisição de bens materiais, à carreira profissional e construção familiar. O grupo de 10 estudantes associados ao foreground coletivo têm suas intenções de aprendizagem de Matemática ligadas em parte ao middleground e, em parte, ao foreground, ao passo que os 3 estudantes associados ao foreground único tiveram suas intenções de aprendizagem de matemática sempre relacionadas ao middleground. Os 2 estudantes associados ao foreground camponês demonstraram intenções de aprendizagem distintas quanto ao desejo de permanecer ou de sair da comunidade camponesa, enquanto que os 2 associados ao foreground não exuberante se diferenciaram quanto às intenções de aprendizagem matemática: ela foi explicita quando havia o desejo de continuar a vida escolar e implícita quando esse desejo ainda representava uma dúvida. Os resultados da pesquisa revelaram que o contexto sociocultural exerceu influência sobre os foregrounds dos estudantes, notadamente, na escolha de profissão, do lugar onde intencionam morar no futuro e nos sonhos de continuar estudando. Esses resultados apontam para a necessidade de o ensino de matemática contemplar  os foregrounds dos estudantes camponeses para melhor contribuir com a construção de suas intenções de aprendizagem de Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Externa ao Programa - 2894033 - CRISTIANE DE ARIMATEA ROCHA - UFPEExterno à Instituição - DENIVAL BIOTTO FILHO - IFSP
Notícia cadastrada em: 26/08/2024 16:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03