“EU, ‘SEVERINO’ ETIQUETA”: Educação Financeira Escolar, backgrounds e foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica; Background; Foreground; Educação Financeira Escolar; Educação de Jovens e Adultos.
Neste estudo realizamos um diálogo teórico e prático baseado na Educação Matemática Crítica, relacionando-a com uma perspectiva de Educação Financeira Escolar para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A perspectiva teórica amplia as discussões acerca do tema, de modo a incluir nas produções de conhecimentos a responsabilidade pedagógica para atender ao público dessa modalidade de ensino, com suas especificidades e necessidades educacionais, sociais e econômicas. A pesquisa visa a analisar, à luz da Educação Matemática Crítica, se e como reflexões de Educação Financeira Escolar mobilizam os foregrounds de estudantes de uma turma multisseriada dos módulos II e IV da Educação de Jovens e Adultos da Rede de Ensino de Garanhuns/PE em decisões relacionadas ao tema. A metodologia, de cunho qualitativo, envolve a utilização de entrevistas estruturada e semiestruturada e realização de aulas sobre o tema, mediadas pelo pesquisador. As entrevistas nos ajudam a conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes, bem como as possibilidades de movimentá-los a partir de reflexões mobilizadas por elementos relacionados às finanças, identificados nos episódios da minissérie O Auto da Compadecida ao longo dos debates mediados nas aulas. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em interpretações de significados de foreground, com base no referencial teórico adotado, em que os sujeitos investigados se posicionam em uma fronteira influenciada por seus backgrounds, levando a cinco possíveis direções de foreground: polarizado, destruído, amputado, direcionado ou multiplicado. Identificou-se uma movimentação sutil dos foregrounds desses estudantes, de modo que, emergiu da tese a proposição de uma nova interpretação que pudesse melhor traduzir as especificidades dos estudantes da modalidade. Com isso, destacamos o foreground cristalizado como mais uma interpretação de significados. Concluímos, que reflexões de Educação Financeira em aulas de Matemática podem contribuir para mobilizar foregrounds de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, permitindo que eles, estando em uma posição de fronteira, movimentem as direções dos seus foregrounds.