Banca de DEFESA: KARINE CLAUDINO DA HORA MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE CLAUDINO DA HORA MELO
DATA : 23/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala D-14, CE-UFPE
TÍTULO:

UM PASSO ALÉM DA EMOÇÃO: o uso de tecnologias digitais a partir da gratidão como pedagogia na formação continuada de docentes


PALAVRAS-CHAVES:

Uso de tecnologias. Gratidão como Pedagogia. Formação continuada. Inovação.


PÁGINAS: 265
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo analisar como os docentes em formação continuada percebem o uso de tecnologias no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na perspectiva da gratidão como pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, com método pesquisa ação participante com instrumentos de coleta de dados documental. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi o método utilizado para o tratamento dos dados  e os achados revelaram que a percepção dos/as docentes sobre gratidão como pedagogia na formação continuada possibilita florescer múltiplos sentimentos como gratidão, paixão, alegria, magia, encantamento, emoção, afeto, pertencimento, envolvimento, resiliência, renovação, esperança, transformação, superação e inspiração, além de permitir  pequenos fluxos afetivos em sala de aula, assim como o aprender seja um lugar de transitar na companhia do outro, sendo um caminho, processo, experiência, prática  provocadora inovadora de uma aprendizagem que possibilita equidade e polinização de saberes. Ao analisar como os docentes percebem o uso das tecnologias no estado de preparação a partir da gratidão como pedagogia, verificou-se que dentre 18 respostas dos professores do formulário da missão 8,  7 apontaram para atitude íntima e 11 para reflexão sobre a prática nas seguintes dimensões apontadas: Olhar para si (autocuidado); Deixar-se envolver sem pré-julgamento; Poder de atrair sentidos, emoções e pensamentos; Atividade que requer atenção e concentração; Novas formas de aprender autorregulada; Não se preocupar com a expectativa do outro, é sobre você; Preparação do que há de vir através de tecnologia envolvente; Reflexão e mudança de atitude; Compreensão do impacto que o uso da tecnologia promove com a gratidão como pedagogia; Conexão mais profunda consigo e com o outro; Maior autoconsciência possibilita uma sala de aula e relacionamentos florescentes; Engajamento e motivação através de um app sensível às vivências reais; Tecnologia humanizada com inputs de conexões consigo e com o outro.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Externa ao Programa - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES - UFPEExterno ao Programa - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS - UFPEExterna ao Programa - 2228667 - MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/08/2024 17:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03