A LINGUAGEM PROBABILÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
Palavras-chaves: probabilidade; linguagem probabilística; educação infantil; sequência de ensino, educação estatística.
Esta pesquisa objetiva, em termos gerais, analisar as ideias relacionadas à linguagem probabilidade verbal e simbólica que emergem a partir de situações de ensino com crianças de 4 a 6 anos. Em termos específicos, busca-se: explorar ideias intuitivas sobre acaso e probabilidade em crianças de 4 a 6 anos em situações de itinerário de ensino; analisar o desenvolvimento e ideias relacionadas à identificação e comparação de fatos por meio da linguagem probabilística (verbal e simbólica). O percurso metodológico é de natureza qualitativa. Visando alcançar tais objetivos foi desenvolvido um estudo piloto com 23 crianças com idade entre 5 e 6 anos, estudantes de uma escola de Educação Infantil do município de Camaragibe/PE. No estudo foi desenvolvido uma sequência de 4 tarefas de ensino que envolveram a linguagem probabilística elementar (certo, possível, impossível e provável), números, quantidades, comparação e avaliação probabilística. Os resultados preliminares indicaram que as crianças foram compreendendo o significado das expressões verbais da linguagem probabilística ao longo do processo investigativo e também, que a literatura infantil é um recurso relevante para a exploração das noções de probabilidade com crianças da Educação Infantil.