Banca de DEFESA: DAIANNY MARIA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANNY MARIA DE ANDRADE
DATA : 06/09/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Recife
TÍTULO:

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: uma análise debackgrounds e foregrounds para compreender as tomadas de decisão de estudantes do Ensino Médio.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira; Educação Matemática Crítica; EJA Campo; foregrounds; backgrounds.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Esta pesquisa buscou compreender como backgrounds e foregrounds influenciam estudantes do ensino médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo) na tomada de decisão em situações financeiras. Buscamos conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes de uma escola do município de Lagoa do Carro, Pernambuco; suas percepções sobre Educação Financeira; identificar as temáticas de Educação Financeira que consideram importantes e como se posicionam em situações de Educação Financeira. Utilizamos como fundamentação teórica a Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de oito estudantes em entrevistas semiestruturadas para conhecer sua história de vida do campo, escolar e financeira, além de responderem a três situações de Educação Financeira que solicitavam tomadas de decisão relativas ao consumo, planejamento e uso do dinheiro. Constatamos diversos motivos que levaram esses estudantes a interromper os estudos e que, de forma geral, reforçam a percepção do campo como lugar precário (falta de oferta da educação básica e falta de transporte público, por exemplo). A permanência nos estudos foi justificada a partir da necessidade de conclusão do ensino médio e do desejo de cursar uma faculdade, com objetivo de melhores empregos e qualidade de vida. A maioria dos estudantes não percebe na vida do campo possibilidades de futuro promissor, baseados em seus backgrounds, e apresentam, em seus foregrounds,intenções de sair do campo. Em relação à Educação Financeira, há um grande desconhecimento, com a maioria dos estudantes não lembrando de ser abordada na escola. Nas situações de educação financeira abordadas foi possível notar como background foreground se conectam, observando-se a mobilização de sonhos como alteridade (ajudar e cuidar dos filhos, pais e família), possibilidade (fazer faculdade e cursos técnicos), fruição (carro, moto, viagens) e necessidade (moto para deslocamento, consertar o telhado, melhorar a casa em que se vive e pagar as dívidas). Defendemos maior importância da Educação Financeira no currículo escolar, com diálogo com as demandas da comunidade, contribuindo para a compreensão da realidade e das possibilidades de cada sujeito atuar nas suas próprias histórias e para a transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134527 - ANA COELHO VIEIRA SELVA
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externo à Instituição - LUCAS CARATO MAZZI - UNESP
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 13:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10