Banca de DEFESA: FABIANA DE BARROS MONTEIRO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA DE BARROS MONTEIRO SOARES
DATA : 31/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência: https://meet.google.com/cht-ufmh-ngc?hs=224
TÍTULO:

O QUE EMERGE DAS NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS FEMINISTAS COM ORIGEM EM CANÇÕES BRASILEIRAS CRIADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

narrativas transmidiáticas; narrativas feministas; feminismos; canções populares.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

 

 

A presente pesquisa de tese foi desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica, e analisa o que emerge das narrativas transmidiáticas de estudantes do ensino médio quando usamos canções brasileiras para falar de feminismos. Como objetivos específicos trazemos os seguintes pontos: 1) Verificar exemplos do uso de narrativas transmidiáticas na educação; 2) Identificar exemplos da  utilização da canção popular para fins pedagógicos na discussão sobre feminismos; 3) Caracterizar as produções das (dos) estudantes a partir dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas; e 4) Analisar as narrativas transmidiáticas feministas resultantes das intervenções propostas a partir dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas. Essa é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e com objetivo exploratório. Como procedimento técnico, optamos pelo método cartográfico. As (Os) participantes dessa pesquisa foram jovens da 3ª série do ensino médio de uma escola de referência da rede estadual de educação de Pernambuco. Os dados coletados foram as produções e falas das (os) estudantes durante as intervenções realizadas na escola-campo de pesquisa e foram analisados a partir da metodologia de codificação por ciclos de Saldaña (2021) à luz dos indicadores avaliativos de competências transmidiáticas sistematizados por Silva (2022). Os resultados da pesquisa confirmaram a tese de que propor a ampliação das narrativas transmidiáticas feministas com origem em canções brasileiras faz crescer os repertórios culturais das(os) estudantes e traz ao coletivo de jovens a possibilidade de conhecer, nomear e enfrentar problemas que as próprias estudantes e outras mulheres em seus entornos convivem todos os dias.  

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEJO GONZÁLEZ LÓPES LEDESMA
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA - UPE
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 17:11
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