Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS GONÇALVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS GONÇALVES DE LIMA
DATA : 06/02/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DE PROGRAMA DE REMEDIAÇÃO FONOLÓGICA EM ESCOLARES EM VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA.



PALAVRAS-CHAVES:

Fonoaudiologia, Aprendizagem, Intervenção educacional precoce, Alfabetização, Vulnerabilidade social.



PÁGINAS: 72
RESUMO:

No Brasil existe uma alta prevalência de dificuldades de aprendizagem, principalmente na fase inicial da aprendizagem da leitura e escrita. Esse número é maior em crianças em condições de vulnerabilidade social, e agravado pela pandemia da Covid-19. Por esta razão, o presente teve o objetivo de verificar a eficácia da aplicação de um programa de remediação fonológica em crianças em vulnerabilidade social. O estudo foi realizado em uma instituição filantrópica que assistia crianças em vulnerabilidade social no contraturno escolar. Participaram do estudo 102 crianças com idades entre 05 e 11 anos, matriculadas entre o 1º e 5º ano do ensino fundamental I, da rede pública municipal de Recife-PE. A avaliação inicial foi realizada por meio do Protocolo de Avaliação Cognitivo Linguística, que avalia as habilidades preditoras da alfabetização, e do Teste de Desempenho Escolar-II que têm como objetivo avaliar as habilidades de leitura, escrita e aritmética em estudantes do ensino fundamental. Na sequência, foram selecionadas 17 crianças que apresentaram os desempenhos mais baixos para comporem o grupo que receberia a intervenção educativa. Houve a perda de sete crianças do grupo. Assim, dez escolares passaram a compor o grupo de estudo - GE.Outros dez escolares com melhor desempenho foram selecionados para compor um grupo de acompanhamento - GA. Apenas o GE recebeu a intervenção, mas ambos os grupos foram reavaliados ao final da intervenção, usando os mesmos instrumentos da primeira avaliação.Os resultados mostraram que a maioria dos escolares avaliados possuía um baixo rendimento escolar, pois apenas sete discentes dos 102 avaliados não apresentaram desempenho inferior em ao menos uma das habilidades avaliadas, possivelmente decorrente da condição de vulnerabilidade e também do contexto pós pandêmico. A análise comparativa tanto do GE quanto do GA, antes e após intervenção, mostrou que houve avanços significativos, principalmente nas medidas de escrita e leitura dos dois grupos, possivelmente em função da intervenção realizada no presente estudo, no caso do GE, e também do ensino recebido na escola e no educandário, no caso de ambos os grupos. Uma comparação entre os grupos revelou que o GA manteve um melhor desempenho quando comparado ao GE, mesmo após a intervenção realizada pela pesquisa. Conclui-se que, apesar das limitações metodológicas, a resposta à intervenção no GE foi positiva, porém continua sendo necessário desenvolver e aplicar novos programas de remediação que promovam a aprendizagem em escolares em contexto socioeconômicos desfavoráveis.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1718027 - ADRIANA DI DONATO CHAVES
Externa à Instituição - GISELI DONADON GERMANO - UNESP
Notícia cadastrada em: 21/02/2025 09:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03