PERFIL COMUNICATIVO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO SUBMETIDAS AO MÉTODO DHACA®
Autismo; Criança; Desenvolvimento infantil; Fonoaudiologia; Intervenção precoce
Objetivo: Descrever o perfil comunicativo das crianças com TEA que se submeteram ao Método DHACA® e obtiveram melhores resultados Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, de intervenção longitudinal, com amostra composta por 23 crianças com diagnóstico de TEA, com idades entre 2 e 5 anos, sendo não-verbais e minimamente verbais. Para avaliação utilizou-se o protocolo ACOTEA-R pré e pós-intervenção. A análise estatística realizada neste estudo foi baseada em uma variedade de métodos estatísticos, incluindo medidas descritivas e testes de hipóteses. Resultados: As crianças que possuíam maior frequência nas habilidades de comunicação receptiva, atenção compartilhada, brincar simbólico, imitação, intenção comunicativa e demonstrar interesse nos dados da avaliação inicial do ACOTEA-R, apresenta um perfil para melhor desempenho nas habilidades comunicativas com uso do Método DHACA®. Conclusão: Os dados demonstram que a presença de algumas habilidades comunicativas e sociais em crianças com TEA proporcionam o desenvolvimento da comunicação com o método DHACA.