Banca de QUALIFICAÇÃO: JOVELYNE JANAY CAVALCANTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOVELYNE JANAY CAVALCANTE DA SILVA
DATA : 30/01/2025
LOCAL: on line
TÍTULO:

Efeito do uso prolongado de jogos eletrônicos no Potencial Evocado Auditivo Cognitivo


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Eletrônicos; Games; Gamers; P300; Potencial Evocado Auditivo

Cognitivo.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Os jogos eletrônicos são dispositivos ligados a telas que podem gerar impactos positivos e negativos as funções cognitivas. Dentre os benefícios averiguamos o desenvolvimento das habilidades cognitivas de atenção, raciocínio lógico, aprendizado visuoespacial, memória de trabalho e operacional, além de melhorias na resolutividade de problemas, tomadas de decisão, autocontrole, sensação de prazer e diminuição do estresse, aspectos contribuintes para o processo de aprendizado. Em contrapartida pode gerar aumento na agressividade, prevalência de distúrbios psicológicos, depressão e isolamento social, podendo provocar vício semelhante ao abuso de drogas. O objetivo deste estudo é verificar o efeito do uso prolongado de jogos eletrônicos no Potencial Evocado Auditivo Cognitivo. Trata-se de um estudo primário, analítico, observacional e transversal efetuado no Centro Especializado em Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Composto por oito universitários selecionados por conveniência, de ambos os sexos, com audição dentro dos padrões de normalidade e faixa etária entre dezoito e vinte sete anos distribuídos em três grupos. Todos os participantes foram submetidos a otoscopia, avaliação auditiva periférica, anamnese, avaliação Neuropsicológica Breve, questionário Scale of Auditory Behaviors. Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Potencial Evocado Auditivo Cognitivo. O grupo estudo um foi constituído por um universitário usuário de jogos eletrônicos por tempo superior a três horas diárias e vinte horas semanais; o grupo estudo dois, composto por três universitários usuários de jogos eletrônicos por tempo igual ou inferior a três horas diárias e menor que vinte horas semanais e o grupo três formado por quatro universitários não usuários de jogos eletrônicos. Os resultados da Avaliação Neuropsicológica Breve demonstraram que os usuários de games possuem melhores desempenho nas tarefas de memória semântica de longo prazo, memória de trabalho, memória visual de curto prazo e planejamento linguísticos que avaliam as habilidades de memória, linguagem e função executiva. Funções diretamente associadas às habilidades de integração, memória e cognição avaliadas do Potencial Evocado Auditivo Cognitivo, culminando em melhorias na velocidade de processamento de informações, morfologia das ondas P1, N1, P2, N2 e P300, valores de latência, amplitude, slope e área. Contudo, o Potencial Evocado Auditivo Cognitivo pode ser utilizado para mapear os benefícios dos games nas funções cognitivas independente do tempo de uso desses dispositivos. Ainda que seja possível inferir a influência do tempo na reorganização cerebral e na predominância hemisférica o mesmo não pode ser utilizado como método complementar ao diagnóstico patológico de vício em jogos eletrônicos.

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3346772 - KARINA PAES ADVINCULA
Presidente - 2322195 - LILIAN FERREIRA MUNIZ
Externa à Instituição - MARIA GABRIELA CAVALHEIRO
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 15:26
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