Hábitos de uso de telas e habilidades cognitivo linguísticas em pré-escolares
Linguagem. Aprendizagem. Aplicativos móveis. Tempo de exposição. Pré-escolares.
O uso de aparelhos eletrônicos pode promover diversos benefícios, seja facilitando as tarefas do dia a dia, otimizando o tempo e também proporcionando momentos de distração. Entretanto, percebe-se que as crianças estão cada vez mais conectadas, fazendo uso destes eletrônicos de forma precoce e demasiada. Por esse motivo, algumas áreas do desenvolvimento infantil podem sofrer prejuízos, principalmente no que concerne ao desenvolvimento linguístico. O objetivo deste estudo é caracterizar os hábitos de uso de telas e correlacionar com o desenvolvimento cognitivo-linguístico em pré-escolares. Trata-se de um estudo analítico, observacional, transversal e quantitativo. A amostra será composta por 30 crianças com idade entre 4:0 e 6:0 anos de idade, ambos os sexos, falantes do português brasileiro, sem comorbidades associadas ou queixas auditivas, provindas de uma escola pública municipal de Maceió-AL. Inicialmente, foi realizada a avaliação cognitivo-linguística dos pré-escolares, a fim de verificar as habilidades de conhecimento do alfabeto, habilidades metafonológicas, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, leitura silenciosa de palavras e compreensão auditiva de sentenças a partir de figuras. Após isso, por meio de um questionário semiestruturado, foram coletadas informações sobre aspectos referentes aos recursos do ambiente familiar, nível econômico e de escolaridade dos pais e/ou responsáveis, bem como hábitos de uso de telas dos pré-escolares. Espera-se que os hábitos de uso de telas estejam associados à prejuízos no desenvolvimento das habilidades cognitivo linguísticas.