Iguais, mas diferentes: em busca de um critério além do Ideb para as escolas públicas brasileiras
Equidade; eficácia escolar; desigualdades de oportunidades educacio nais; efeito escola; ensino fundamental.
De que forma podemos mensurar a eficácia e a equidade das escolas públicas brasileiras? Acriação de avaliações em larga escala no país contribuiu para a mensuração da qualidade do ensino desde a etapa fundamental até o nível superior mas, apesar de índices oficiais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fornecerem importantes informações sobre a situação da Educação em escolas e municípios, é preciso avançar para além das médias e fazer um diagnóstico mais aprofundado dessas duas dimensões. Este estudo se propõe a estabelecer um novo critério objetivo e conjunto de eficácia e equidade baseado no cálculo do efeito escola para todas as unidades de ensino do 9EF do país presentes na base do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 e um índice de desigualdade de oportunidades aplicados à Educação de maneira inédita. Muitos estudos se utilizam de dados agregados para o Brasil ou por estados e alguns poucos tomam a escola como o centro da análise. Os que o fazem, usam critérios baseados, em última instância, no Ideb. Nosso critério amplia o leque de escolas que podem ser investigadas qualitativamente em busca de seus pontos fortes. Os resultados encontrados mostram grande disparidade entre escolas de uma mesma rede, a despeito de valores homogêneos do Ideb, e evidencia a necessidade de políticas públicas locais voltadas para o compartilhamento de boas práticas pedagógicas.