POLÍTICA PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: RESULTADOS PROVENIENTES DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Avaliação; Serviço Público; PNPD
Pode-se definir políticas públicas como o conjunto de diretrizes e intervenções emanadas do estado, no intuito de tratar problemas públicos, e que requerem, utilizam ou afetam recursos públicos. Entende-se ainda por política pública a discussão e a prática de ações que estejam relacionadas ao conteúdo de decisões reconhecidas como políticas; isto é, o campo de construção e atuação de decisões políticas. Após ou durante sua implementação, os produtos e serviços ofertados por meio da política devem atender a níveis de serviço estabelecidos e padrões de qualidade, visando à satisfação dos beneficiários e usuários dos serviços prestados. Neste trabalho analisar-se-á uma política pública voltada à Gestão de Pessoas no serviço público, mais especificamente ao desenvolvimento dos servidores públicos federais do Poder Executivo. Trata-se da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, doravante PNDP, criada por meio de Decreto Federal, que busca a melhoria do desempenho organizacional através da sistematização da capacitação de servidores, partindo de demandas reais. Para fins de avaliação da PNDP, utilizar-se-á de metodologia quanti-qualitativa para investigar: a) quais são as ações de desenvolvimento ofertadas pelas universidades federais e quais entre essas instituições se destacaram nessa oferta, em termos quantitativos, desde a reformulação da PNDP; b) o nível de satisfação do público alvo da política pública; e c) quais são as possibilidades (sugestões) de aperfeiçoamento indicadas pelos seus beneficiários. Quanto ao procedimento metodológico misto, será utilizado a combinação de métodos quali e quanti. A relevância desta pesquisa ocorre não apenas pela carência de estudos concernentes ao tema, mas também pela possibilidade de investigar se essa política pública trouxe resultados exitosos para o serviço público após sua reformulação, mais especificamente para as universidades brasileiras, indicando possíveis caminhos de melhoria.