ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCACAO BASICA E A PEDAGOGIA FREIREANA: Escutas, Praticas e Possibilidades Para Uma Formacao Critica e Emancipadora
Pedagogia Freireana. Formação de Professores. Ensino de Geografia
A presente pesquisa tem como foco central o trabalho docente de professores de Geografia na educação básica, com ênfase na análise das contribuições da pedagogia freireana para a formação cidadã crítica dos estudantes. Partindo da perspectiva de que o ensino de Geografia pode desempenhar um papel essencial na construção de
sujeitos conscientes e comprometidos com a transformação social, busca-se compreender como os fundamentos da pedagogia freireana – como o diálogo, a problematização e a prática emancipadora – estão presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. A investigação será realizada em uma escola pública estadual situada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, e tem como objetivo identificar experiências, desafios e possibilidades no cotidiano docente que apontem para uma educação geográfica crítica,
contextualizada e libertadora. Com isso, pretende-se contribuir para a valorização de práticas pedagógicas comprometidas com a justiça social e a formação de cidadãos atuantes e reflexivos.