Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA LARISSA TEIXEIRA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARA LARISSA TEIXEIRA MOURA
DATA : 22/10/2024
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

O ENSINO DE SOLOS NA GEOGRAFIA COMO UMA FERRAMENTA PARA MITIGAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de geografia. Solos. Riscos socioambientais.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

A aprendizagem em solos por meio do ensino da Geografia possui um grande diferencial por favorecer a relação ensino-aprendizagem em diversas possibilidades de associação da teoria com as problemáticas socioambientais do espaço vivido pelos estudantes, neste contexto, a temática de riscos entra como uma forte aliada na instrumentalização desse conteúdo, já que o mesmo se configura como uma abordagem transversal. Falar sobre riscos em sala de aula no Brasil hoje, particularmente, na comunidade de Jardim Monte Verde, no município de Jaboatão dos Guararapes–PE, lócus da pesquisa, significa estimular a importância de uma educação cidadã na região, devido esta comunidade se encontrar vulnerável a possíveis riscos. Em razão disso, essa investigação adota como questão central: Como os professores de Geografia têm se apropriado de temas transversais dentro da abordagem do conteúdo de solos, na busca da redução de riscos ambientais? Nessa perspectiva, elege-se como objetivo central a ideia de compreender as potencialidades do ensino de solos na Geografia em turmas do ensino fundamental II para mitigação de riscos ambientais no bairro de Jardim Monte Verde - Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, além disso, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar as perspectivas dos professores de Geografia apontando o reconhecimento da relevância do tema, práticas de ensino e desafios encontrados; 2) Analisar as concepções básicas dos alunos sobre a temática de solos e sua relação com as áreas de risco local; 3) Refletir como as metodologias de ensino utilizadas pelos professores mediante as suas realidades podem impactar no processo de mitigação de riscos; 4) Propor possibilidades metodológicas para promover uma aprendizagem significativa sobre o tema. Adota-se como abordagem basilar ao desenvolvimento desta pesquisa o viés qualitativo centrado na visão colaborativa, na qual busca envolver os sujeitos no processo investigatório. Em razão do supracitado, foram estabelecidos os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista narrativa com o professor da escola, análise da percepção dos estudantes por meio de uma roda de diálogos, elaboração de uma cartilha com possibilidades metodológicas para o ensino de solos e a mitigação de riscos. Com base nas informações levantadas, observou-se que a Geografia possui elementos poderosos para mitigar riscos ambientais, com ênfase para os de deslizamento na comunidade analisada, pois, por meio da realização da entrevista, roda de conversas e aplicação de uma oficina com os estudantes, ficou evidente que falar sobre riscos nas aulas de Geografia significa também salvar vidas e mitigar problemáticas ambientais futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Interna - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Externo à Instituição - LUCAS ANTONIO VIANA BOTELHO
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 17:24
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