Banca de DEFESA: NAYANE CAMILA SILVA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE CAMILA SILVA CAVALCANTI
DATA : 20/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

PAISAGEM E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação geográfica. Saberes docentes. Saberes experienciais.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

A experiência que os docentes constroem no chão da escola é tão importante, para a sua prática profissional, quanto os saberes que aprendem na Universidade ou que lhes são recomendados pelo Estado. Este trabalho investiga os saberes experienciais dos professores de Geografia da rede pública de ensino no Grande Recife. O objetivo geral é compreender como se mobilizam os saberes docentes dos professores de Geografia no ensino fundamental 2. Para tanto, o conceito de paisagem é utilizado como fio condutor desta investigação. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com cinco docentes de diferentes escolas públicas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os resultados foram interpretados à luz da análise do conteúdo, com vistas a inferir categorias que permitissem tecer similaridades e divergências na prática profissional dos sujeitos pesquisados. Os principais resultados sugerem um papel significativo dos saberes experienciais na mobilização dos problemas didático-pedagógicos. Não obstante, esses saberes possuem uma estreita dependência dos saberes profissionais, disciplinares e curriculares. Nesse sentido, é fundamental que a formação inicial e continuada estejam preocupadas em articular os diferentes saberes, relacionando teoria e prática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KARLA ANNYELLY TEIXEIRA DE OLIVEIRA - UFG
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Externo à Instituição - WELLINGTON ALVES ARAGAO - IFBA
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 23:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10