Banca de QUALIFICAÇÃO: THUANY LUANA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THUANY LUANA DO NASCIMENTO
DATA : 19/06/2025
LOCAL: VIRTUAL - Plataforma Google Meet - Videoconferência
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE VIDEOS EDUCATIVOS PARA REDUCAO DA HESITACAO VACINAL NO CALENDARIO INFANTIL E DO ADOLESCENTE COMO MATERIAL EDUCATIVO PARA SER UTILIZADO NUM CHATBOT


PALAVRAS-CHAVES:

Vacinação. Hesitação vacinal. Saúde da Criança. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A hesitação vacinal tem sido considerada uma das dez maiores ameaças globais à saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar da vacinação ser um dos métodos mais eficazes para a prevenção de doenças, observa-se uma queda significativa na cobertura vacinal infantil nos últimos anos, o que tem favorecido o ressurgimento de doenças imunopreveníveis. Diante desse cenário, a educação em saúde emerge como uma estratégia fundamental para promover a conscientização e incentivar a adesão vacinal. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de construção e validação de vídeos educativos como tecnologia educacional para a redução da hesitação vacinal no calendário infantil e do adolescente como material educativo para ser utilizar em um chatbot. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza aplicada, do tipo desenvolvimento metodológico, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi conduzida em três etapas: (I) revisão sistemática da literatura; (II) grupo focal com pais e/ou responsáveis para identificação de lacunas de conhecimento e necessidades informacionais; (III) construção e validação dos vídeos educativos por juízes especialistas na área. Os resultados apontaram que os participantes do grupo focal apresentavam fragilidades quanto ao conhecimento sobre vacinas, especialmente em relação à segurança, eficácia e eventos adversos. Na validação de conteúdo, os vídeos educativos foram avaliados por especialistas, alcançando um Índice de Validade de Conteúdo (S-CVI) igual ou superior a 0,97, indicando alto grau de concordância quanto à relevância, clareza e adequação do material. A discussão dos achados reforça a necessidade de estratégias educativas eficazes para enfrentar a hesitação vacinal, destacando a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na disseminação de informações baseadas em evidências. O desenvolvimento dos vídeos educativos demonstrou-se uma abordagem viável e validada para a promoção do conhecimento, contribuindo para a conscientização do público-alvo e o fortalecimento da confiança nas vacinas. Conclui-se que a utilização de vídeos educativos constitui uma ferramenta promissora no combate à hesitação vacinal, possibilitando o empoderamento da população na tomada de decisão informada sobre a vacinação. Além disso, o material validado servirá como base para a construção de um chatbot educacional, permitindo a interação dinâmica e personalizada com os usuários, ampliando o impacto da estratégia de educação em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDINALLE FARIAS QUEIROZ DE SOUZA - UPE
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 16/06/2025 12:16
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