COMPOSICAO CORPORAL, PARAMETROS HEMATOLOGICOS, METABOLICOS, QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADES FUNCIONAIS DE MULHERES PRE E POS-CIRURGIA BARIATRICA: um estudo de coorte prospectivo
Obesidade; Cirurgia bariátrica; Composição corporal; Parâmetros hematológicos; Qualidade de vida; Capacidades funcionais.
A cirurgia bariátrica se mostra a forma mais eficiente, duradoura e heterogênea de tratamento da obesidade grave, trazendo respostas em diferentes aspectos relacionados à saúde. Entretanto, estudos anteriores que analisaram os parâmetros de saúde apresentaram limitações similares quanto aos períodos de avaliação e à identificação dos indicadores de saúde mais relevantes no pós-cirurgia bariátrica, principalmente nos meses iniciais do procedimento. Desse modo, este estudo teve o objetivo de verificar a composição corporal, a densidade mineral óssea, os parâmetros hematológicos e metabólicos, a qualidade de vida e as capacidades funcionais de mulheres no período pré e pós-cirurgia bariátrica ao longo de 12 meses. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, de caráter descritivo e analítico, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por mulheres antes e após a cirurgia bariátrica, que participaram do mutirão de cirurgia bariátrica do HC-UFPE entre os anos de 2023 e 2024, totalizando 24 pacientes na amostra. Foram encontradas diferenças significativas, com tamanho de efeito grande, no IMC, no percentual de gordura corporal, na massa de gordura/altura², na massa muscular/altura² e na massa muscular apendicular/altura², bem como um tamanho de efeito médio na relação androide-ginoide. Não foram encontradas diferenças significativas na DMO do colo do fêmur e da coluna lombar. Nos parâmetros hematológicos e metabólicos, identificou-se diferença estatisticamente significativa, com tamanho de efeito médio, na contagem de plaquetas e de leucócitos. Quanto à qualidade de vida, foi verificada diferença significativa na capacidade funcional, com tamanho de efeito grande, e, entre os testes de capacidade funcional, apenas o TUG apresentou diferença estatisticamente significativa e tamanho de efeito grande.