Banca de DEFESA: DEBORA NASCIMENTO GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA NASCIMENTO GOMES DA SILVA
DATA : 31/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa Google Meet- Virtual
TÍTULO:

ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: uma experiência a partir da utilização da abordagem STEAM


PALAVRAS-CHAVES:

Abordagem STEAM; Alfabetização Científica; Práticas Pedagógicas; Ensino em Saúde Urbana.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

O ensino de biologia, geralmente, tem sido dado foco à memorização de termos científicos, acarretando, então, na falta de interesse dos estudantes. Pois, a não contextualização com aspectos do dia a dia da sociedade, tende a contribuir, cada vez mais, para abstração e não significado dos conceitos científicos, fato este que pode estar ligado ao ensino tradicional voltado, exclusivamente, para deposição de conteúdos listados nos currículos escolares. Consequentemente, o processo de ensino aprendizagem tende a não promover o desenvolvimento do senso crítico, como também, da alfabetização científica. Corroborando, é mantido o status quo social, que tende a contribuir no aumento do desconhecimento e da marginalização das camadas mais pobres da população. Contudo, torna-se fundamental considerar as múltiplas formas de aprendizagem presentes entre os distintos perfis do corpo discente. Para tanto, é necessário investigar o contexto social em que esses estudantes estão inseridos, de modo que o processo educativo na escola esteja alinhado às experiências vividas fora do ambiente escolar, conferindo, assim, sentido e relevância ao ensino e à aprendizagem. Para tanto, visando entender essa relação, a presente pesquisa teve a fundamentação teórica baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky, que investiga diretamente a relação entre o indivíduo e o contexto em que o mesmo está inserido. Nessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo investigar as contribuições de práticas pedagógicas baseadas na Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no processo de alfabetização científica de alunos do ensino médio à luz da temática de Saúde Urbana. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa participante em uma escola pública da rede estadual de OLINDA, Pernambuco, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir do desenvolvimento de um Projeto STEAM, em que foi analisado pela pesquisadora a partir da construção de um diário de bordo, que visou acompanhar todas as etapas vivenciadas no projeto, com olhar direcionado aos possíveis indicadores de Alfabetização Científica apresentados pelos estudantes. Os resultados indicaram que a abordagem STEAM foi capaz de fomentar a apresentação dos Indicadores de Alfabetização Científica nos estudantes e até mesmo estimular o desenvolvimento dos indicadores, estimulando o pensamento crítico e despertando habilidades diversas no grupo estudantil. Ademais, a pesquisa demonstrou que os docentes demostraram interesse em abordar práticas pedagógicas diversas em suas aulas. Além disso, a pesquisa trouxe um olhar a respeito da linguagem informal utilizada pelos alunos e como estas fazia-se presente durante o processo de ensino e aprendizagem. Em suma, ficou claro que se faz necessário a ampliação de discussões a respeito da linguagem presente nas escolas em especial no ensino de ciências e a importância e representatividade que elas possuem para os estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Externo à Instituição - DENNYS LEITE MAIA
Externo à Instituição - SEBASTIÃO RODRIGUES MOURA
Notícia cadastrada em: 23/10/2025 10:53
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