Banca de DEFESA: ERICA MARCIA DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA MARCIA DE LIMA SILVA
DATA : 28/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AUTORREGULACAO NO ENSINO DE QUIMICA: A Metodologia Rotacao por Estacoes como Possibilidade para a Aprendizagem do Conceito de Calor


PALAVRAS-CHAVES:

Autorregulação; Metodologias Ativas; Calor; Ensino de Química.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este estudo trata de uma investigação sobre o impacto da autorregulação na aprendizagem do conceito científico de calor, por meio da elaboração e aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações, objetivo geral da pesquisa. O estudo foi motivado pela inquietude de compreender se o desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas seria eficaz para aprendizagem de conceito polissêmicos, ao mesmo tempo em que se busca estimular os estudantes para que construam seus próprios sistemas de aprendizagem e o melhorem de forma progressiva. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, envolvendo etapas de levantamento de concepções prévias, elaboração das estações, a partir das concepções encontradas, e considerando os diferentes modos de pensar o calor, e realização das ações em sala de aula. O estudo contou com a participação direta de cinco estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada, sertão pernambucano, em regime de tempo integral de dupla jornada. Os dados foram coletados por meio de questionários diagnósticos, atividades nas estações, autoavaliações e entrevista coletiva, ao final do processo. A análise foi fundamentada no perfil conceitual de calor, proposto por Amaral e Mortimer e revisado por Araújo, e nos componentes da autorregulação propostos por Sanmartí, utilizando triangulação dos dados, obtidos por meio de diferentes instrumentos de coleta. Os resultados evidenciaram progressos conceituais e maior apropriação do conceito científico de Calor, que se manifesta da sua compreensão como energia em trânsito. Também foram identificadas manifestações parciais de autorregulação, nos componentes, com diferentes níveis de desenvolvimento nos estudantes. A metodologia mostrou-se eficaz, ao diversificar recursos e considerar estratégias de aprendizagem, envolver os estudantes e favorecer a construção de aprendizagem. Por conclusão, temos que a Rotação por Estações parece ser uma abordagem potente para promover a aprendizagem do conceito de Calor, incluído sua formulação aceita consensualmente pela comunidade científica, com a autorregulação servindo como aliada ao seu desenvolvimento, embora sua implementação demande adequações às condições reais do contexto escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.503.904-** - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Presidente - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Interno - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externa à Instituição - ÍRIS GABRIELLE DE SENA SANTOS - SME
Notícia cadastrada em: 24/07/2025 19:05
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