Questionamentos metacognitivos e promocao da autorregulacao da aprendizagem: uma analise a partir da resolucao de problemas em fisica
Resolução de Problemas em Física; Questionamentos Metacognitivos; Autorregulação da Aprendizagem
Os caminhos para promover mudanças significativas no processo de ensino aprendizagem na educação básica passam pelas estratégias e metodologias adotadas na formação docente. Por isso, entender como o aprendiz aprende é necessário para aprimorar a maneira como se ensina, e neste contexto alguns caminhos podem ser percorridos para compreender e promover os ajustes metodológicos que viabilizam ganhos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscamos na Autorregulação da Aprendizagem um aporte para auxiliar a formação inicial de professores de Física a melhorarem sua própria aprendizagem, bem como desenvolver conhecimentos que podem ser implementados em suas futuras práticas. A autorregulação da aprendizagem envolve aspectos relacionados ao gerenciamento de ferramentas, recursos e das próprias atitudes, em um processo metacognitivo, no qual o aluno estrutura monitora e avalia sua própria aprendizagem. Este campo de estudo tem ênfase voltada para o aprendiz e suas características, processos, estratégias, crenças e métodos. Por outro lado, a resolução de problemas pode ser compreendida como uma atividade com potencial de promoção da autorregulação da aprendizagem. Assim, no contexto do ensino de física, a resolução de problemas é uma estratégia importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e conceituais associadas à autorregulação da aprendizagem e à metacognição. Desta forma, aliando a Autorregulação da Aprendizagem ao processo de Resolução de Problemas em Física, a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “Quais contribuições para a aprendizagem autorregulada podem ser observadas, ao se utilizar um conjunto de questionamentos metacognitivos no processo de resolução de problemas de física, em estudantes recém ingressos na licenciatura em física?”.