Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ACIOLE PEDROZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS ACIOLE PEDROZA
DATA : 27/06/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Questionamentos metacognitivos e promocao da autorregulacao da aprendizagem: uma analise a partir da resolucao de problemas em fisica


PALAVRAS-CHAVES:

Resolução de Problemas em Física; Questionamentos Metacognitivos; Autorregulação da Aprendizagem


PÁGINAS: 41
RESUMO:

Os caminhos para promover mudanças significativas no processo de ensino aprendizagem na educação básica passam pelas estratégias e metodologias adotadas na formação docente. Por isso, entender como o aprendiz aprende é necessário para aprimorar a maneira como se ensina, e neste contexto alguns caminhos podem ser percorridos para compreender e promover os ajustes metodológicos que viabilizam ganhos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscamos na Autorregulação da Aprendizagem um aporte para auxiliar a formação inicial de professores de Física a melhorarem sua própria aprendizagem, bem como desenvolver conhecimentos que podem ser implementados em suas futuras práticas. A autorregulação da aprendizagem envolve aspectos relacionados ao gerenciamento de ferramentas, recursos e das próprias atitudes, em um processo metacognitivo, no qual o aluno estrutura monitora e avalia sua própria aprendizagem. Este campo de estudo tem ênfase voltada para o aprendiz e suas características, processos, estratégias, crenças e métodos. Por outro lado, a resolução de problemas pode ser compreendida como uma atividade com potencial de promoção da autorregulação da aprendizagem. Assim, no contexto do ensino de física, a resolução de problemas é uma estratégia importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e conceituais associadas à autorregulação da aprendizagem e à metacognição. Desta forma, aliando a Autorregulação da Aprendizagem ao processo de Resolução de Problemas em Física, a presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “Quais contribuições para a aprendizagem autorregulada podem ser observadas, ao se utilizar um conjunto de questionamentos metacognitivos no processo de resolução de problemas de física, em estudantes recém ingressos na licenciatura em física?”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - ALEXANDRE CAMPOS
Notícia cadastrada em: 22/06/2025 21:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10