Storytelling e Autorregulacao na Pratica Docente: Estrategias para Professores de Ciencias na Elaboracao de Aulas
Storytelling; Ciclo Autorregulatório; Questionamentos Metacognitivos; Ensino de Ciências
A potencialização das competências e habilidades dos estudantes pode ser alcançada por meio de práticas pedagógicas inovadoras, que vão além dos métodos tradicionais. A incorporação de metodologias e abordagens como o storytelling, por exemplo, surge como uma possibilidade relevante. Nos últimos anos, o storytelling tem sido reconhecido como uma metodologia ativa que possibilita a criação de conexões significativas nas interações entre educadores e alunos. Todavia, desenhar aulas para o ensino de ciências que utilizem as narrativas pedagógicas pode ser um desafio para o professor em serviço. Por outro lado, se ao aprender uma nova estratégia o aprendiz (professor em serviço) fizer uso de um ciclo de feedback autorregulatório, que envolve processos de planejamento, execução e autorreflexão, esse aprendizado pode se tornar mais efetivo. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa busca investigar se um conjunto de questinamentos metacognitivos, elaborados para o processo de produção de narrativas pedagógicas (storytelling) pode ajudar o professor em serviço a perceber o caminho que está tomando e adequar/ajustar o caminho se necessário for ao propor/elaborar estratégias de ensino de ciências com uso de storytelling. Assim, o presente projeto de pesquisa visa responder o seguinte questionamento: Quais contribuições para a construção de narrativas pedagógicas (Storytelling) no ensino de Ciências podem ser observadas a partir da utilização do Ciclo Autorregulatório de Zimerman?