CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A DISCUSSÃO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
ormação inicial de professores; prática como componente curricular,experimentação investigativa; experiências formativas.
Nas últimas duas décadas, o cenário educacional brasileiro passou por uma trajetória de reformas tanto no âmbito do ensino superior, quanto no contexto da educação básica. Uma das principais reformas nas licenciaturas consiste na necessária e obrigatória inclusão de disciplinas integradoras,ou seja, que articulem os conhecimentos práticos e teóricos relacionados à formação do professor. Nesse contexto, em que os debates em torno da formação de professores foram intensificados, principalmente quanto ao desenvolvimento de atividades envolvendo experimentação investigativae os saberes e práticas relacionadas a formação e futura a atuação docente em química. Dessa forma, essa dissertação é resultado da busca por responder à questão:como espaços de Prática como Componente Curricular contribuem para a compreensão e para o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas em um curso de formação inicial de professores de Química no Sertão de Pernambuco. Para tal, temos como objetivo analisar como os espaços da Prática como Componente Curricular (PCC) contribuem para a discussão e o desenvolvimento da experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química, com foco no curso de Licenciatura em Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Trata-se de uma investigação qualitativa, que para a construção de dados se utilizou de levantamento bibliográfico, no qual foram analisados trabalhos publicadas nos anais do ENPEC e ENEQ e em periódicos de ensino de ciências Qualis A1 e A2; pesquisa documental a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) docurso de licenciatura em Química da UAST/UFRPE; entrevistas narrativas com licenciandos participantes da pesquisa, nas quais, a busca por tal relação, será realizada a partir da percepção dos licenciandos sobre as experiências vivenciadas ao decorrer dos seus processos formativos eestudo de casoobservando durante a vivência de ações formativas sobre experimentação investigativa no contexto de PCC na componente curricular Instrumentação para o Ensino de Química.A análise dos dados construídos foi apoiada na Análise Textual Discursiva (ATD), por compreende-la como uma abordagem de análise intensa que permite modos criativos de estudo, pesquisa e aprendizagem (GALIAZZI, RAMOS; MORAIS, 2021).A investigação permitiu observar que as contribuições dos espaços de PCC para a experimentação ainda não são reveladas de forma explicita no cenário das pesquisas cientificas, que o PPC é organizado de forma a promover a experimentação como estratégia formativa dos licenciandos, mas, que é preciso estabelecer estratégias para a efetivação da PCC, principalmente no que se refere ao ensino por experimentação. Sobretudo. a partir da reflexão das entrevistas, que revelaram a predominância de atividades experimentais tradicionais ao longo do curso, no entanto, as experiências excepcionais relatadas e os resultados provenientes do estudo de caso mostram os benefícios que ações formativas direcionadas a estabelecer relação entre experimentação investigativa e PCC pode proporcionar ao ensino de Química.