A RESILIÊNCIA NA VIDA DE PROFESSORES(AS) LGBTQIA+ DE MATEMÁTICA: NARRATIVAS E ENFRENTAMENTOS
Educação; Formação Humana; Resiliência; Professor(a) de Matemática; LGBTQIA+.
Nosso trabalho se justifica pela necessidade de reconhecermos a importância de um olhar para uma Formação verdadeiramente Humana e integral na Educação e do desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das adversidades cotidianas, fortalecendo a capacidade de Resiliência de todos(as). Essa perspectiva é ainda mais evidente levando em consideração pessoas LGBTQIA+, que vivenciam desafios diários em diversos contextos, incluindo o educacional, por, simplesmente, serem quem são. Sendo assim, a escola pode representar dinâmicas de risco, sob uma ótica heterocisnormativa, tornando urgente o estabelecimento de dinâmicas de proteção para todos(as), influenciando, de maneira positiva, a construção e fortalecimento da Resiliência e a visão que a pessoa tem de si própria. Pensando nisso, traçamos como objetivo geral: Analisar as narrativas de professores(as) LGBQTIA+ de Matemática sobre suas vivências escolares, trajetórias pessoais e sua relação com a formação humana e manifestação resiliente. Para tanto, utilizamos a Entrevista Narrativa como instrumento para coleta de dados via Google Meet, com docentes LGBTQIA+ de Matemática do estado de Pernambuco que tiveram experiência no ensino básico. Adotamos a Análise de Convergências e Singularidades para interpretação e produção dos dadose e, como resultado, identificamos a discriminação como algo presente nas narrativas de cada um(a), interferindo na Formação Humana advindas das opressões até que, finalmente, conseguissem estar bem consigo e resistissem aos preconceitos de maneira resiliente. Como consequência, notamos a existência de cobranças pessoais que contribuíram para permanecerem centrados(as) em seus objetivos e em provar o contrário do que equívocos evocavam ao redor. Além disso, a aproximação com a Matemática nas vivências escolares veio de uma aptidão que já existia e foi se aprimorando, tanto por cobranças, como de modo natural. O saber Matemático adquirido pelos(as) participantes, pareceu os proteger diante de estigmas identitários e se mostrou como uma das características de Resiliência apresentadas por eles(as) que, desde muito jovens enfrentaram as adversidades contando com o suporte de Tutores(as). Todos(as) demonstraram preocupação com a nova geração, desejosos(as) que os(as) estudantes de hoje se sentissem seguros, sem precisarem enfrentar os desafios que muitos LGBTQIA+ lidaram. Sugerimos a realização de novas pesquisas que se debrucem nos enfrentamentos cotidianos de docentes LGBTQIA+, pois se faz urgente uma Educação que favoreça o desenvolvimento integral do ser, que exerça efetivamente a função de acolher as diferenças, instigando o fortalecimento da resiliência dos pares, com efeito direto para uma sociedade verdadeiramente humana, plural, segura e feliz.