O feedback fundamentado em estratégias de aprendizagem autorregulada na formação docente em física no agreste de Pernambuco
Feedback; Autorregulação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Formação Docente
A presente pesquisa busca investigar as contribuições dos feedbacks, fundamentados em estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem, para os processos autorregulatórios, na formação docente em Física, no Agreste de Pernambuco. Para isso, foi delineado como objetivos específicos: i) identificar processos autorregulatórios presentes em recém ingressos no curso de licenciatura em física; ii) identificar quais os elementos do processo de análise da tarefa são mais impactados pelos feedbacks; iii) analisar o impacto dos feedbacks sobre os processos cognitivos e metacognitivos na de resolução de problemas e iv) analisar o impacto dos feedbacks sobre os processos de autorreação e autojulgamento. Para participar da pesquisa, serão selecionados estudantes, recém ingressos no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco, que estejam na sua primeira graduação, que a escolha por licenciatura em física tenha sido a primeira opção e que aceitem participar do processo de mentoria. Durante a disciplina de Metodologia do Estudo, onde diversos problemas serão trabalhados aplicando a estratégia de Regulação Metacognitiva na Resolução de Problemas em Física, os participantes da pesquisa receberam mentoria com feedback fundamentado. Assim, o presente estudo, de natureza qualitativa, vai investigar como uma mentoria baseada no ciclo autorregulatório de Zimmerman (2000) pode influenciar o estudante a assumir um papel ativo no gerenciamento e aprimoramento do seu próprio aprendizado, por meio de feedbacks direcionados.