Banca de DEFESA: MATEUS HENRIQUE DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS HENRIQUE DA COSTA
DATA : 09/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE SOCIOMATERIAL DOS ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Sociomaterialidade; Ensino de Ciências; Educação Superior; Teoria do Emaranhado; Teorias da Espacialidade.


PÁGINAS: 218
RESUMO:

Esta pesquisa sociomaterial teve o objetivo de identificar como os/as professores/as que atuam em um curso de Química-Licenciatura têm concebido e projetado as atividades nos espaços de ensino-aprendizagem ofertados em uma Instituição de Ensino Superior pernambucana. Em vista disso, incorporamos, entre as referências teórico-metodológicas, a Teoria do Emaranhado (Hodder, 2012) e as Teorias da Espacialidade (Nespor, 1994; Urry, 2007), que emergem do campo da Sociomaterialidade (Fenwick, Sawchuk, Edwards, 2011). Nesta perspectiva, a Sociomaterialidade parte do princípio de que toda realidade é permeada por sentidos — e estes sentidos nos fazem interagir com as coisas e com outras pessoas, em um movimento de co-dependência. Posto isso, essas referências consideram que as pessoas, as coisas, as tecnologias e os ambientes se entrelaçam, criando teias emaranhadas que se situam espacial e temporalmente, e são imbuídas de relações de simetria, contingência e affordances. Nesse sentido, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis (6) professores/as, durante o ano de 2024, para compreender as influências dos arranjos espaciais nas práticas destes/as participantes durante o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, analisamos os dados por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes, Galiazzi, 2011), que consistiu em cinco importantes etapas: (1) transcrição das entrevistas; (2) desconstrução dos textos transcritos em pequenas frases ou parágrafos; (3) elaboração de unidades de análise; (4) organização das categorias e subcategorias, em vista do encadeamento de informações nas unidades de análise; e (5) produção do metatexto, que culminou em novas compreensões. A partir disso, foi possível observar uma teia emaranhada, em que o curso de Química-Licenciatura atua como um elemento central e mobilizador de práticas e vivências. Nesta teia, incluem-se outros elementos, que fazem parte dos resultados desta pesquisa e que sustentam as práticas do curso, como, por exemplo: o planejamento é uma ação contínua dos/as professores/as; o perfil do curso e dos/as estudantes impacta diretamente na prática docente, de maneira que eles/as têm adotado metodologias ativas e instrumentos avaliativos flexíveis. Além disso, a forte influência dos arranjos espaciais — especialmente quando equipamentos ou recursos não funcionam ou não estão disponíveis — reconfigura totalmente as práticas no curso. Da mesma forma, a infraestrutura, no que diz respeito à dificuldade de conexão com a internet nas dependências da universidade, prejudica a interação do corpo docente e discente com as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. O fator design também tem sido um critério importante para a adoção das plataformas virtuais, como o Google Classroom e o Google Drive, com exceção da plataforma de gestão acadêmica adotada pela instituição — o SIGAA —, que é obrigatória. Por fim, destaca-se que esse estudo abre possibilidades para utilizar a lente teórica da Sociomaterialidade no movimento de investigar os fatores e as influências no campo do Ensino de Ciências, que ainda tem sido pouco explorado a nível internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externa ao Programa - 1581164 - MARILIA GABRIELA DE MENEZES GUEDES - UFPEExterno à Instituição - THIAGO ARAÚJO DA SILVEIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 05/05/2025 11:44
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