Banca de DEFESA: MARIA NATALINE FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NATALINE FERREIRA DA SILVA
DATA : 30/04/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

A INSERÇÃO DO CONTEXTO LOCAL E GLOBAL: PRÁTICAS DOCENTES UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

contextualização, resolução de problemas, formação de professores, ensino de química. 



PÁGINAS: 118
RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado buscou refletir sobre a importância da contextualização global e local nas práticas docentes relacionadas a Resolução de Problemas, enquanto metodologia com características investigativas, que permite ao estudante questionar, refletir, criticar sobre a realidade que vivenciam. Para isso, analisamos aspectos contextuais da proposição e utilização de problemas na prática docente de professores de química a partir das orientações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O caminho metodológico foi construído a partir de algumas etapas, quais sejam: primeira etapa envolvendo um estudo na BNCC e análise das pesquisas nacionais sobre resolução de problemas; segunda etapa uma análise de narrativas, escritas e orais, de 5 futuros professores de Química do Pernambuco, e terceira etapa uma análise dos aspectos contextuais em problemas elaborados por 30 licenciandos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência durante um processo formativo. Para a realização da investigação da primeira e da segunda etapa, utilizamos a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2006), e para a última etapa analisamos os dados à luz das origens de contexto proposta por Jong (2008).  Diante das análises realizadas, foi possível identificar poucas orientações da BNCC associadas a RP, mas que dialogam com as pesquisas publicadas na área entre os anos de 2020 e 2023, uma vez que discutem que a RP é um bom caminho para o desenvolvimento de algumas habilidades para a formação da cidadania e o ensino contextualizado com o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Em relação à entrevista, ainda há uma divergência na compreensão do que seja um ensino de química contextualizado por parte dos licenciandos e, além disso, nem todos os entrevistados se sentem preparados para inserir a RP na educação básica, visto que apresentam pouca experiência com a teoria e a prática. Com base nas situações-problema elaboradas pelos pibidianos envolvidos na oficina formativa, observamos que o contexto local esteve presente e todos os contextos baseados nas origens propostas por Jong (2008) se apresentaram de forma pontual, predominando dois domínios principais, sendo eles: o Domínio Social e da Sociedade e o Domínio da Prática profissional. Esta pesquisa revela a importância de os profissionais da educação em química refletirem sobre a sua prática em sala de aula e buscarem meios de despertar o interesse dos estudantes para aprender, trazendo como estratégia a contextualização a partir da metodologia Resolução de problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.503.904-** - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Interno - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Externa à Instituição - MARIA EDUARDA DE BRITO CRUZ - UFAC
Notícia cadastrada em: 29/04/2025 07:59
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