DECISÕES DIDÁTICAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE ALAGOINHA/ PE COM O SABER FRACIONÁRIO
Decisões Didáticas. Conhecimentos e concepções do professor. Ensino de frações.
O presente estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa e teve por objetivo analisar as Decisões Didáticas do professor de Matemática no âmbito das macrodecisões e microdecisões tomadas para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Adotamos o referencial teórico que trata das Decisões Didáticas situando nosso estudo, a princípio, na Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Guy Brousseau (1986) e, de modo específico, no modelo de Níveis de Atividade do Professor, proposto por Margolinas (2002,2005), a fim de refletir sobre os conhecimentos e concepções mobilizados pelos docentes em cada nível desse modelo consoante aos fatores de decisão que possam ter influenciado a tomada de decisão didática do professor nos níveis de sua atividade compreendidos no referido modelo. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, uma vez que a pretensão desse estudo é a de construir conhecimento acerca das Decisões Didáticas do professor de Matemática frente ao saber fracionário ao fazer uso do conhecimento já construído em relação a essa temática. Ademais, baseia-se em um estudo de caso de um professor de Matemática que leciona no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal na cidade de Alagoinha/PE. As análises apresentadas versam sobre o planejamento de aulas, elaboradas pelo docente, discutidas por meio de uma entrevista semiestruturada, no intento de identificar os conhecimentos e as concepções mobilizados pelo professor nos momentos que antecedem a sua ação em sala de aula (níveis +3, +2, +1), sobre os dados observados durante a situação didática vivenciada pelo docente, também apresentadas em um diário de bordo no momento de interação com os estudantes (níveis 0, -1). Os resultados apresentados, portanto, apontam para indícios de conhecimentos mobilizados, sobretudo, no que se refere ao conhecimento do currículo, à relação pessoal do professor com a disciplina, ao saber a ser ensinado e ao conhecimento que detêm sobre a turma, condição intrinsecamente relacionada aos fatores de decisão do tipo epistêmico e história didática.