FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O SABER "FUNÇÕES": Uma Análise Sob a Perspectiva da Teoria Antropológica do Didático.
Relação Pessoal; Teoria Antroologica do Didático; Dimensão Cognitiva.
Este estudo analisa a relação pessoal dos estudantes recém-ingressos na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Cariri Paraibano, com o conceito de função, investigando suas dificuldades e percepções na disciplina de Fundamentos da Matemática Básica. Adota-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), utilizada para examinar as praxeologias dos estudantes e caracterizar suas dificuldades em relação ao objeto matemático. Metodologicamente, a pesquisa será conduzida com base no Modelo de Análise da Dimensão Cognitiva (MAC), aplicando os níveis 1 e 3 para investigar a relação pessoal dos alunos com o saber matemático função. A coleta de dados será realizada por meio da análise das praxeologias pessoais diante das respostas dos estudantes em tarefas sobre funções, permitindo identificar padrões de aprendizagem e possíveis obstáculos, além da observação durante a disciplina. A relação pessoal, como determinante principal, nos permitirá entender as dimensões afetivas e cognitivas do processo de aprendizagem, enquanto a praxeologia, como suporte, ajudará a contextualizar essas percepções nas ações dos estudantes no processo de resolução de problemas e atividades. Dessa forma, a combinação de ambas as análises fornecerá uma visão mais completa de fatores que influenciam o aprendizado e a trajetória acadêmica dos futuros professores de Matemática.