Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCYARA PEREIRA PACHECO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCYARA PEREIRA PACHECO
DATA : 25/03/2025
LOCAL: MEET
TÍTULO:

FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O SABER "FUNÇÕES": Uma Análise Sob a Perspectiva da Teoria Antropológica do Didático.


PALAVRAS-CHAVES:

Relação Pessoal; Teoria Antroologica do Didático; Dimensão Cognitiva.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Este estudo analisa a relação pessoal dos estudantes recém-ingressos na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Cariri Paraibano, com o conceito de função, investigando suas dificuldades e percepções na disciplina de Fundamentos da Matemática Básica. Adota-se como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD), utilizada para examinar as praxeologias dos estudantes e caracterizar suas dificuldades em relação ao objeto matemático. Metodologicamente, a pesquisa será conduzida com base no Modelo de Análise da Dimensão Cognitiva (MAC), aplicando os níveis 1 e 3 para investigar a relação pessoal dos alunos com o saber matemático função. A coleta de dados será realizada por meio da análise das praxeologias pessoais diante das respostas dos estudantes em tarefas sobre funções, permitindo identificar padrões de aprendizagem e possíveis obstáculos, além da observação durante a disciplina. A relação pessoal, como determinante principal, nos permitirá entender as dimensões afetivas e cognitivas do processo de aprendizagem, enquanto a praxeologia, como suporte, ajudará a contextualizar essas percepções nas ações dos estudantes no processo de resolução de problemas e atividades. Dessa forma, a combinação de ambas as análises fornecerá uma visão mais completa de fatores que influenciam o aprendizado e a trajetória acadêmica dos futuros professores de Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
Externo à Instituição - ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES - UFCA
Notícia cadastrada em: 19/03/2025 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03