HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: potenciais e desafios
História em Quadrinhos; Ensino de Química; Formação docente inicial
A educação contemporânea enfrenta desafios que vão além da simples transmissão de conhecimento, sendo as redes sociais uma concorrente na disputa pela atenção dos estudantes. Nesse contexto, os professores precisam reinventar sua prática pedagógica, diversificando suas metodologias para engajar os alunos em sua formação integral. Diante desse cenário, esta pesquisa investiga o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático na formação de licenciandos em Química, considerando seu potencial para tornar o ensino mais dinâmico e acessível. Os quadrinhos, ao integrarem elementos visuais e textuais, enriquecem a experiência de aprendizagem, mas sua eficácia depende da preparação dos futuros docentes para utilizá-los de maneira crítica e reflexiva. O estudo busca aprofundar a discussão sobre a inserção das HQs tanto no currículo de formação docente quanto na prática pedagógica. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa com licenciandos da disciplina de Metodologia do Ensino de Química da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. A análise dos dados coletados por questionários, gravações de aulas simuladas e entrevistas semi-estruturadas será conduzida pela Análise Hermenêutico-Dialética (AHD) baseada na autora Minayo (2008), permitindo interpretar as relações entre a percepção dos discentes e a aplicabilidade das HQs no ensino de Química. Essa abordagem possibilitará a identificação de desafios e potencialidades do uso desse recurso na formação docente, promovendo práticas pedagógicas mais inovadoras e alinhadas às demandas educacionais contemporâneas