Ensino de Números e Quantidades na Educação Infantil: O impacto do contrato didático na sala de aula
Ensino de Números e Quantidades; Educação Infantil; Contrato Didático.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o contrato didático se manifesta nas práticas pedagógicas do professor no ensino de números e quantidades na Educação Infantil. O estudo se baseia na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau, uma abordagem teórica da Didática da Matemática, e centra-se no conceito de contrato didático, que descreve as expectativas e negociações entre professor e aluno diante de um saber. A pesquisa busca entender como o contrato didático pode mediar a aprendizagem de números e quantidades, refletindo nas interações pedagógicas que ocorrem em sala de aula. Autores como Montoito e Cunha (2020) e Marques (2022) destacam a importância dos primeiros anos de aprendizagem para o desenvolvimento da compreensão matemática, enfatizando a necessidade de experiências lúdicas e interações significativas para o desenvolvimento do sentido de número. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, segundo Minayo (2001) e tipificada por estudo exploratório, conforme Gil (2008). O desenvolvimento do estudo ocorrerá em três etapas: na primeira etapa analisamos os documentos oficiais. Na segunda etapa, realizaremos a análise dos materiais produzidos pelo professor e a observação da sala de aula com o intuito de identificar os elementos do Contrato Didático e as orientações oficiais presentes nas interações e nas práticas pedagógicas. Na terceira etapa, realizaremos uma reflexão sobre o impacto do Contrato Didático nas práticas pedagógicas e uma análise da conformidade entre as diretrizes oficiais e a prática pedagógica.