Banca de DEFESA: ELLEN MILENA BATISTA PONTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN MILENA BATISTA PONTES
DATA : 19/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet
TÍTULO:

PERSPECTIVA DELEUZIANA E A TEORIA DOS SIGNOS: ADENTRANDO NOS SIGNOS QUE PERMEIAM O APRENDER MATEMÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Signos; Aprender; Cartografia das Subjetividades; Filosofia da Diferença; Educação Matemática.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Aprender Matemática não era e, ainda hoje, não é considerado algo simples de compreender devido aos discursos, crenças e pensamentos associados a esta disciplina, como a complexidade dos conteúdos, axiomas, cálculos, dentre outros. Porém, podem existir outros fatores externos que interferem nesse aprender matemático. Sabendo disso, essa pesquisa busca entender esses aspectos visíveis e não-visíveis no qual iremos descrever alguns dos signos que permeiam o aprender, segundo a perspectiva da Teoria dos Signos de Deleuze na Filosofia da Diferença, que impactam o processo de aprender de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru. Visando responder a seguinte pergunta: Como os signos que permeiam o aprender matemática, segundo a perspectiva da Teoria dos Signos de Deleuze na Filosofia da Diferença, impactam o processo de aprender de licenciandos em Matemática? Utilizamos como metodologia a Cartografia das Subjetividades com uso de Questionário Online, Mapas Narrativos e Entrevista, no qual buscou-se descrever as linhas de forças apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, sem o intuito de generalizar os dados produzidos. Esta pesquisa baseia-se nos referenciais teóricos da Filosofia da Diferença, em particular a Teoria dos Signos. Os principais autores base para a pesquisa foram Deleuze (1988, 1990, 2003, 2005, 2018), Deleuze e Guattari (1995, 2010), Gallo (2008, 2012), Queiroz (2013,2014), Rolnik (1987, 1989), dentre outros autores que abordam a temática presente na pesquisa. Após a produção dos dados, descrição e sua interpretação, a pesquisa nos proporcionou observar o aprender matemático além dos seus conteúdos, além das fórmulas matemáticas, cálculos e axiomas. Nos permitiu traçar rotas diferentes, que envolve a subjetividade dos estudantes, seus medos, suas decepções, suas motivações, suas limitações e suas potencialidades sobre os signos que perpassam o aprender matemática na universidade, no qual cada licenciando terá suas particularidades, interpretará e será impacto pelos signos de forma individual e única, mas ao mesmo tempo rizomática, com rotas de fugas, linhas de forças, devir.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa ao Programa - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA - UFPEExterna à Instituição - MICHELA TUCHAPESK DA SILVA - USP
Notícia cadastrada em: 24/02/2025 21:10
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