A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA TRANSVERSAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Projeto Político Pedagógico; Educação Básica;Curriculo; Metodologia Por Projetos
Debates envolvendo o Meio Ambiente e a Educação Ambiental (EA) estão se tornando cada vez mais recorrentes na sociedade, uma vez que, fatores preocupantes como drásticas alterações climáticas do planeta vêm sendo investigados com mais cautela e estão se tornando grandes temáticas para discussão na comunidade científica e acadêmica. Logo, é possível observar através dos diversos problemas ambientais que se propagam atualmente, a necessidade de políticas eficazes em torno da EA no Brasil com intuito de mitigar os problemas socioambientais. Nesta perspectiva, o meio educacional se apresenta como uma forma potencial para a implementação de ferramentas efetivas no combate de hábitos maléficos em relação ao uso não sustentável dos recursos naturais. A luz desses fatos, a Metodologia por Projetos se apresenta de forma precisa e modular, se adequando aos diversos contextos escolares e envolvendo um grande percentual de estudantes. Paralelamente, o Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições de ensino devem estar alinhados com as questões implícitas no entorno da escola, pois desta forma toda a comunidade escolar fica a par de problemáticas relevantes para o bom funcionamento da sociedade. Mediante o exposto, a pesquisa traz como questão norteadora Como professores dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvem a Educação Ambiental em suas práticas docentes associado ao currículo escolar? Assim, como objetivo que rege a pesquisa, procura-se investigar a abordagem da Educação Ambiental associada ao currículo escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola do agreste pernambucano, a partir da metodologia por projeto. Perfazendo assim, um caminho metodológico estruturado com base em uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, firmada nos princípios da pesquisa-ação participante. Mediante o exposto, a pesquisa terá como local de estudo uma escola pública da rede municipal da cidade de Brejo da Madre de Deus – PE, tendo como publico alvo os docentes que atuam na escola. Ademais, o processo de coleta de dados se dará por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e oficina com os docentes, onde os dados obtidos serão analisados de acordo com o método de Análise de Conteúdo, uma vez, essa metodologia permitirá realizar uma imersão profunda no material empírico obtido.