A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) como estratégia para desenvolver processos reflexivos na formação do sujeito ecológico
Aprendizagem Baseada em Projetos; sujeito ecológico; Educação Ambiental; Universidade; Graduandos
À medida que os problemas socioambientais se intensificam no cenário mundial, manifesta-se a emergência em impulsionar, também, as discussões, reflexões e ações em torno desta problemática. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) surge historicamente como uma possibilidade de transformação, evidenciada em eventos e legislações ao longo das décadas. Partindo desse pressuposto, a reflexão crítica, torna-se início para a mudança que desejamos. Pois, as experiências imersivas na EA são de suma importância para o despertar dos processos reflexivos sobre os problemas socioambientais. Nesta perspectiva, emerge a importância de formar sujeitos ecologicamente conscientes. Constituindo-se como parâmetro orientador de decisões e escolhas de vida que vão sendo inseridas em suas atitudes e comportamentos cotidianas. Assim, uma formação que deve ser iniciada ainda na Educação Básica e seguir por toda a vida, visando uma formação integral. Estas ações têm o potencial de possibilitar o pensamento de forma crítica e protagonista. A vista disso, considerando aspectos relacionados tanto ao papel ativo como ao protagonismo, além do senso de colaboração a partir de reflexões relacionadas as questões socioambientais locais, esta pesquisa adotou a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) para subsidiar o processo formativo dos estudantes. Portanto, levando em consideração a fundamentação apresentada, está pesquisa propõe-se a responder o seguinte questionamento: De que maneira a ABProj promove o desenvolvimento de processos reflexivos para a construção de uma consciência ecológica sobre os problemas socioambientais locais em estudantes do ensino superior? Tendo como objetivo geral investigar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) possibilita a construção de processos reflexivos para a formação de sujeitos ecológicos em uma universidade pública do Agreste Pernambucano. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica. Em relação aos objetivos, é compreendida como exploratória. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação-participativa. Assim, participarão estudantes de diversos cursos matriculados no componente curricular eletivo Educação Ambiental QUIM 0118, ofertado pelo curso de Química Licenciatura. A coleta dos dados para esta pesquisa envolverá: questionários, entrevistas e oficina de elaboração de projeto envolvendo aspectos inerentes a EA. Para o a análise e interpretação dos dados, optou-se pelo método de Análise de Conteúdo (AC), visto que, a intencionalidade dos instrumentos de coleta de dados centra-se na (re)construção de significados, de forma reflexivo sobre a temática de EA.