Banca de DEFESA: MATEUS DE MOURA MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS DE MOURA MACIEL
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

O ENSINO DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AGRESTE PERNAMBUCANO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de probabilidade; Formação de professores; Teoria Antropológica do Didático (TAD); Praxeologias; Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP).


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Os conhecimentos probabilísticos são essenciais para a compreensão e utilização em contextos diversos. A probabilidade como objeto de ensino é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e reflexivo do estudante. No entanto, apesar de sua importância, o processo de ensino e aprendizagem da probabilidade ainda enfrenta vários desafios, especificamente relacionados a formação de professores para o trabalho com a probabilidade em sala de aula. Sendo assim, partindo da própria complexidade do conceito no Ensino médio, a presente pesquisa tem como objetivo geral: Construir Atividades de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de probabilidade no Ensino Médio. Para alcançar o objetivo geral, recorremos à três (03) objetivos específicos: a) Analisar o discurso institucional em torno do ensino de probabilidade para o Ensino Médio em documentos oficiais; b) Analisar as praxeologias de livros didáticos para o ensino de probabilidade no Ensino Médio; e c) Propor Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de probabilidade no Ensino Médio. Assim, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores baliza teoricamente nossa pesquisa. Neste sentido, usamos a noção de praxeologia, que é uma importante ferramenta da TAD que permite analisar a difusão dos saberes no interior das instituições de ensino. Com base na TAD e na praxeologia, buscamos compreender as relações institucionais a partir de documentos oficiais como os PCN, PCNEM, OCNEM, BNCC e duas coleções de livros didáticos em torno do objeto de ensino probabilidade e subsidiar a construção de um modelo alternativo para abordagem do conceito por meio de uma AEP. Essa pesquisa foi desenvolvida por intermediário de três etapas: na primeira etapa, analisamos as orientações curriculares nos documentos oficias sobre o objeto de ensino probabilidade; na segunda etapa, realizamos a análise praxeológica de duas coleções de obras didáticas, uma aprovada no PNLD 2021 e outra no PNLD 2015, ambas publicadas mesmo autor. Nesse processo de escolha e análise das obras didáticas, o objetivo foi comparar as praxeologias presentes nos materiais didáticos, com a finalidade de revelar se houve modificações nas organizações exibidas nas obras didáticas; na terceira etapa, realizamos a proposição da AEP, sequência de ensino que servirá como modelo alternativo e reflexivo para o trabalho docente com a probabilidade no Ensino Médio. Os resultados dessa investigação indicam que as praxeologias presentes nas obras didáticas são do tipo rotineiras e incompletas, não havendo uma discussão de componentes praxeológicos suficientes para resolver as tarefas propostas. Além disso, observamos que as Organizações Praxeológicas (OP) não evoluem ao longo das avaliações realizadas pela noosfera. Ou seja, entre o período de 2015 e 2021, as Organizações Matemáticas (OM) e Didáticas (OD) não passaram por adaptações de modo a potencializar o ensino de probabilidade no Ensino Médio. As obras seguem a mesma organização para abordagem do conceito. Nas coleções analisadas, a probabilidade é predominantemente abordada através de organizações relacionadas à jogadas de sorte e azar, sem uma contextualização real do objeto de ensino em contextos cotidianos. Sendo assim, diante dos dados encontrados e da elaboração da AEP, ressaltamos a importância de mobilizar uma formação com professores do Ensino Médio para a abordagem do conceito de maneira real e investigativa, de modo a conduzir o aluno como sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 16:49
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