Banca de DEFESA: ERIVONALDO ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIVONALDO ALVES DA SILVA
DATA : 21/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA AVALIAÇÃO SAEPE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SERTÃO DO PAJEÚ – PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Avaliações Externas; SAEPE; Percepções Docentes; Sertão do Pajeú


PÁGINAS: 143
RESUMO:

A avaliação em larga escala e o ensino de Matemática têm sido amplamente debatidos nas últimas décadas, abordando avanços e desafios metodológicos, pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas e a qualidade da educação sob perspectivas sociais, políticas e culturais, além das tendências atuais da avaliação educacional. Diante do exposto, tem-se como questão-problema desta Dissertação: Quais as concepções de professores de Matemática do Sertão do Pajeú sobre as avaliações em larga escala e seus impactos na prática pedagógica no Ensino Fundamental? Assim, delineamos como Objetivo Geral analisar as percepções de professoras/es de Matemática do Sertão do Pajeú sobre as avaliações em larga escala e seus impactos na aprendizagem matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista teórico-metodológica dialogamos com autores que propõem a avaliação como um ato pedagógico e diagnóstico, contrapondo-se a modelos punitivos e classificatórios (Freire, 1996; Luckesi, 1998, 2018; Hoffmann (2019), além de pesquisas atuais sobre avaliação em larga escala e SAEPE, pautada em uma Revisão Sistemática da Literatura. A pesquisa de campo seguiu uma abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa incluiu escolas da rede pública municipal e estadual de Pernambuco, e os participantes foram docentes que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental, selecionados por meio de critérios de acessibilidade e disponibilidade. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários online, buscando registrar nuances das experiências e concepções dos professores. A análise dos dados seguiu a técnica de categorização temática, baseada na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os principais resultados revelaram uma visão múltipla sobre o SAEPE. Dentre as principais categorias que emergiram das respostas das/os professoras/es, destacam-se tanto os impactos positivos quanto os desafios e limitações do SAEPE na prática pedagógica. Os professores reconheceram a avaliação como uma ferramenta importante para o diagnóstico da aprendizagem, permitindo identificar dificuldades dos alunos e refletir sobre suas próprias práticas docentes. Além disso, apontaram que o exame pode incentivar o trabalho colaborativo entre os educadores, promovendo discussões pedagógicas sobre estratégias de ensino. No entanto, também foram relatados desafios significativos, como a pressão por resultados, que leva ao ensino voltado para o teste, comprometendo a aprendizagem significativa dos estudantes. Outro aspecto crítico refere-se à sobrecarga de trabalho docente e à desmotivação dos alunos, que muitas vezes não percebem o impacto direto da avaliação em sua trajetória escolar. Soma-se a isso a falta de formação continuada e de suporte institucional para que os professores possam interpretar e aplicar os resultados do SAEPE de forma efetiva em sala de aula. Por fim, foi amplamente discutida a necessidade de reformulação das avaliações em larga escala, com a inclusão de questões abertas e projetos, bem como a adaptação dos exames ao contexto local, garantindo que os dados obtidos possam ser usados para aprimorar a qualidade do ensino de maneira mais contextualizada e formativa. Diante dessas constatações, conclui-se que, para que as avaliações em larga escala cumpram seu papel de forma mais eficaz, é necessário repensar sua aplicação, promovendo uma abordagem mais formativa, alinhada ao contexto local e voltada para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externa à Instituição - ELISÂNGELA BASTOS DE MÉLO ESPÍNDOLA - UFRPE
Externo à Instituição - LEMERTON MATOS NOGUEIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 11:20
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