PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: Um estudo acerca das relações das demandas avaliativas e as principais estratégias de coping
Gerações da Avaliação, Licenciatura em Biologia, Estratégias de Enfrentamento.
Acessar o ensino superior é um momento significativo para o estudante, marcado por novas metodologias, normas e diversidade de pessoas e histórias. Esse ambiente exige a criação de um perfil universitário, processo que pode ser fonte de idealizações, ansiedade, conflitos e angústias. A avaliação acadêmica, um aspecto central dessa fase, pode ser extremamente estressante para muitos, deixando marcas profundas. Muitos estudantes vivenciam medo, ansiedade, insônia e outros sintomas negativos antes dos processos avaliativos, que passam a ser lembrados como experiências amargas. Os métodos de avaliação, frequentemente usados como ferramentas de ameaça para motivar e disciplinar, podem causar impactos emocionais duradouros e até transtornos psicológicos graves. Ciente disso, a pesquisa, em tela, apresenta a seguinte inquietação: Quais perspectivas avaliativas estão presentes nos cursos de Formação de Professores em Biologia e como suas demandas influenciam nas principais estratégias de coping? Para responder essa questão, a pesquisa tem o objetivo geral de analisar as perspectivas de avaliação da aprendizagem presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Biologia das Instituições de Ensino Superior (IES) Federais do Estado de Pernambuco e a influência de suas demandas avaliativas nas principais estratégias de coping; e como objetivos específicos: (I) Identificar as propostas avaliativas presentes nos PPCs de acordo com as Gerações da Avaliação;(ii) Caracterizar as Estratégias de Coping relacionadas às Gerações avaliativas identificadas nos PPC’s; (iii) Compreender a influência das demandas avaliativas de cada Geração caracterizadas nos PPC’s com as estratégias de coping. Diante disso, foi realizada uma pesquisa documental, de natureza aplicada, explicativa e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se deu a partir das três etapas de Análise de Discurso (BARDIN, 2016) e seus dados foram analisados a partir dos aportes teóricos das Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 2011) e das Estratégias de Coping (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Após nossa pesquisa, observamos que, dois dos PPCs analisados apresentam uma perspectiva de avaliação de Primeira Geração e um PPC apresenta perspectiva de avaliação de Segunda Geração, também observamos que falta aprofundamento nas discussões a respeito da avaliação nos componentes curriculares dos respectivos cursos. Assim, ao final de nossa pesquisa foi possível apresentar um ensaio teórico relacionando as estratégias de coping e as Gerações da Avaliação, de modo a evidenciar de que forma as práticas avaliativas afetam a maneira como os estudantes lidam com as suas demandas e lançam mão das Estratégias de Coping.