ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO RECURSO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Ensino de química; Sequência Didática Investigativa; Alfabetização Científica; Termoquímica.
A presente pesquisa surge da inquietação em compreender como o ensino por investigação, por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do segundo ano do ensino médio no conteúdo de Termoquímica. Fundamentada na investigação científica, a pesquisa configura-se como um estudo de caso com abordagem qualitativa, permitindo uma análise detalhada do fenômeno em questão. Os dados foram coletados através de questionários aplicados no início e ao final da sequência didática, possibilitando a análise das concepções prévias e dos avanços no conhecimento dos alunos. Inicialmente, observou-se que muitos estudantes possuíam percepções equivocadas sobre conceitos de termoquímica, como calor e temperatura. Contudo, a aplicação da sequência didática investigativa, tendo como princípios atividades experimentais e contextualizadas, despertou o interesse e curiosidade dos alunos e proporcionou uma maior participação nas discussões e atividades em grupo. Durante a sequência didática investigativa, foi possível analisar parâmetros da alfabetização científica, especialmente nas etapas de experimentação problematizadora e na atividade contextualizada. Essas atividades permitiram aos alunos aplicar os conceitos de termoquímica a situações do cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e ao caminho dos princípios da alfabetização científica. Ao final, a maior parte dos estudantes conseguiu ressignificar seus conhecimentos e relacionar os conteúdos estudados com fenômenos do cotidiano, evidenciando que a metodologia investigativa, foi significativa para promover uma compreensão mais aprofundada e contextualizada dos conceitos de termoquímica.