UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO SOBRE AS FASES DA LUA NO ENSINO MÉDIO
Fases da lua, formação de conceitos, atividades orientadoras de Ensino, astronomia.
Neste trabalho, faremos uma análise da formação do conceito de fases da lua no ensino médio, destacando os desafios enfrentados por docentes em relação ao ensino de Astronomia. O estudo visa explorar como os estudantes do ensino médio formam o conceito de fases da lua, a partir de uma atividade orientadora de ensino. Além disso, destaca-se a relevância da Astronomia no currículo escolar da Educação Básica, considerando os desafios enfrentados, como a falta de formação específica e materiais adequados, o que faz com que muitos professores de Ciências da Natureza encontrem dificuldades em abordar esse tema de maneira assídua. A pesquisa propõe a criação e implementação de atividades orientadoras de ensino para uma turma de ensino médio, a fim de complexificar o conceito de fases da lua, analisando as concepções dos alunos e entendendo como essa atividade influencia o aprendizado de Física. Os dados da pesquisa serão coletados em uma escola pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde o pesquisador atua como professor.