ANÁLISE DO DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CRIATIVAS E INOVADORAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Design Thinking; Formação Continuada; Criatividade e Inovação.
A formação continuada de professores é um tema cada vez mais relevante na atualidade, especialmente quando se trata do trabalho para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. Para isso, os processos de ideação em design se propõem a direcionar etapas de concepção, criação e produção de soluções efetivas e eficazes de forma a envolver a coletividade no trabalho em equipe para a superação de desafios comuns. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o Design Thinking (DT), a partir de um contexto de formação continuada com professores de Ciências da Natureza, no impacto para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. Nesse caminho, foi necessário analisar as concepções de criatividade e inovação implementadas nos designs de ensino de Ciências da Natureza entre os professores da rede municipal; propor um encontro de formação continuada em Design para professores de Ciências da Natureza, com ênfase no design thinking; e Desenhar um framework a partir das concepções docentes para o trabalho pedagógico de projetos com princípios de design. Para estabelecer e alcançar tais objetivos, esta pesquisa contou com uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada no modelo de Okoli (2015), buscando contribuições da área do Design na área da educação. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo na rede pública do município de Paudalho-PE, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir de um questionário aplicado por meio impresso, a realização de uma formação continuada sobre design e posterior análise dos artefatos criados pelos professores. Pudemos perceber que houve um padrão na definição de criatividade dos docentes, quando a direcionam como um elemento de ressignificação que influencia diretamente o clima escolar. Já a inovação esteve atrelada ao discurso do trabalho docente, para mudança de postura e busca de práticas diferenciadas, com objetivos tangíveis e alcançáveis e sem deixar de lado o apoio das tecnologias digitais. Os desafios docentes em relação à criatividade e à inovação se apresentaram de forma multifacetada, abrangendo elementos como recursos, tempo, motivação, formação adequada e apoio institucional, e por vezes, acabam levando o docente a adotar uma postura tradicionalista. Apesar dos desafios, em todas as amostras verificou-se que esses professores se autoavaliaram como agentes da criatividade e inovação, refletindo um perfil ativo e disposto às tendências atuais e assumindo um compromisso com sua profissionalidade. Entendemos que uma cultura de inovação educacional deve ser concebida numa perspectiva colaborativa, onde o esforço pela busca de soluções comuns, criativas e significativas para enfrentamento de desafios deva ser processualmente encorajado entre professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar. Por fim, pontuamos que este trabalho não esgota, por si só, as discussões sobre o ensino criativo e inovador, bem como a formação de professores e o design/educação. No entanto, ele se apresenta como um importante ponto de partida para refletirmos sobre a prática docente relacionada a esses três temas atuais.