Banca de DEFESA: MARIA LUCIANA DE MELO SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUCIANA DE MELO SILVA COSTA
DATA : 21/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CONTEXTO SOCIAL: uma análise da aprendizagem baseada em contexto entre educandos da educação de jovens e adultos nas vivências sobre meio ambiente



PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem baseada em contexto, aprendizagem situada, Educação de jovens e adultos, Aprendizagem, Contexto, Ensino de ciências


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O presente resumo nasceu da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. O objetivo geral foi compreender como a Aprendizagem baseada em contexto poderia interferir nas vivências sobre os conteúdos do meio ambiente entre educandos da Educação de Jovens e Adultos. Trouxemos  como base a teorização de Jean Lave e Etienne Wenger (2013) sobre “aprendizagem situada”. O estudo fez uma conexão entre o contexto e a aprendizagem de ciências, tendo como público alvo os educandos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da EREM Gonçalo Antunes Bezerra, localizada no município de Alagoinha-PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: formulário de investigação inicial, atividade de intervenção que teve como estratégia didática as cinco etapas da aprendizagem contextualizada – REACT (Davtyan, 2014) e entrevista semiestruturada. Nossa pesquisa trouxe como foco a aprendizagem e o contexto, dialogando com os autores Freire (2002), Dewey (1959), Sasseron (2015), Sharple (2015), Illeris (2013), dentre outros que nos instigaram a refletir sobre os desafios da aprendizagem de ciências para EJA. Os resultados indicaram que a aprendizagem baseada em contexto promoveu um maior interesse dos participantes da pesquisa pelos temas ambientais, possibilitando uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos abordados. A análise da entrevista semiestruturada revelou que os educandos perceberam uma maior relevância e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, relatando mudanças positivas em suas atitudes e comportamentos relacionados ao meio ambiente  contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Interna - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO - FPS
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 09:56
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