Banca de DEFESA: ANNA CAROLLINY DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CAROLLINY DA SILVA
DATA : 23/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

TUTORIA DE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Um olhar através da perspectiva do(a) professor(a) de Ciências e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

 

Tutoria de Resiliência; Educação Inclusiva; Relação professor(a) e aluno(a) com Deficiência.

 


PÁGINAS: 125
RESUMO:

A temática da Resiliência e Educação Inclusiva oferece uma rica e necessária discussão no que tange à defesa ao acesso à Educação de qualidade para todos(as), independente da condição física, econômica, social e/ou cultural. A Tutoria de Resiliência representa um apoio afetivo oferecido por alguém a uma outra pessoa que vivencia momentos difíceis em sua vida, sendo ela um importante diferencial para o desenvolvimento deste. Ao relacionarmos o estudo da Tutoria de Resiliência Docente às discussões voltadas à Educação Inclusiva, estamos certos de que é possível compreender a relevância desse processo e os debates frente aos desafios que os(as) alunos(as) com deficiência enfrentam na luta diária pelo direito a uma Educação de qualidade. Diante disso, nossa pesquisa propôs uma investigação cujo objetivo geral foi: Analisar, através da perspectiva dos(as) professores(as), a importância da Tutoria de Resiliência em relação à Inclusão do(a) aluno(a), com deficiência. Teve como objetivos específicos: Verificar, a partir dos relatos dos(as) professores(as), a existência de uma postura de Tutoria de Resiliência em relação à Inclusão de alunos(as) com deficiência e Identificar aspectos de Tutoria de Resiliência do(a) professor(a) na vivência da sala de aula, a partir da relação entre ele(a) e o(a) aluno(a) com deficiência. Inicialmente, contamos com a participação de dez professores(as) de Ciências e Matemática que possuíam em suas turmas alunos(as) com deficiência, reduzindo esse quantitativo para apenas quatro, no intuito de aprofundamento e verticalização dos achados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário fechado, uma Entrevista Semiestruturada e, por fim, a Observação Não Participante, tendo como suporte o Diário de Campo. Para análise dos dados, utilizamos a Análise do Conteúdo de Bardin (1977). Nossos achados constataram que o afeto, o diálogo e a confiança são características cruciais nos processos de Tutoria de Resiliência, fazendo toda a diferença na formação dos(as) alunos(as) com deficiência, por meio da relação professor (a) e aluno (a) com deficiência. Com relação ao nosso primeiro objetivo específico, verificamos a partir dos relatos dos participantes a existência da Tutoria de Resiliência. Também identificamos na prática de todos o estabelecimento da mesma na relação professor (a) e aluno (a) com deficiência, alcançando assim nosso segundo objetivo específico. Entretanto, ao observarmos a prática de nossos participantes, infelizmente não visualizamos de fato o processo Inclusivo, mas sim, Integrativo. De acordo com nossas observações, podemos assegurar que devido a uma falha do Sistema Educacional, a integração ocupa um maior espaço nos ambientes educativos, tornando-se esse um grande desafio da nossa Educação atualmente.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UNEB
Externa à Instituição - TATIANA LIMA BRASIL
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 10:29
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