Banca de DEFESA: TARCIS TELES XAVIER DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TARCIS TELES XAVIER DA SILVA
DATA : 30/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

GAMIFICAÇÂO E ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL ON-LINE: tecnologias digitais como artefatos de transformação da aprendizagem de curvas cônicas na formação de professores de matemática


PALAVRAS-CHAVES:

motivação intrínseca, transformação, gênese instrumental, geometria analítica, metodologias ativas.


PÁGINAS: 159
RESUMO:

As tecnologias digitais abrem novas possibilidades no ensino e aprendizagem da matemática. Elas estão moldando cenários educacionais onde os artefatos digitais desempenham um papel crucial na interação entre os indivíduos, nas situações matemáticas e principalmente nos processos de transformações dos aprendentes para as aprendizagens. No entanto, muitos ainda têm receio ou desconhecimento sobre como utilizar essas tecnologias de forma eficaz e adequada, e isso vem sendo construído desde a formação inicial e continuada desses professores. Além disso, urgem-se modelos educacionais centrados no aluno, na motivação e no convite à aprendizagem. Nosso quadro teórico é composto pela adaptação da Teoria da Orquestração Instrumental para ambientes On-line, que se preocupa no planejamento e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologias; e, por uma releitura da gamificação nas literaturas existentes, que enquanto metodologia de ensino, surge como uma ferramenta que amplia a aprendizagem formal nos vários ambientes que compõem a sala de aula. Essa pesquisa, portanto, objetiva investigar o desenvolvimento da gênese instrumental de professores de matemática em formação na aprendizagem de curvas cônicas em uma composição de três Orquestrações Instrumentais On-line Gamificadas. Foi realizado para tal, uma oficina de extensão para um grupo de licenciandos em matemática. Como resultado, as atividades elaboradas contribuíram significativamente para a compreensão dos conceitos e a instrumentalização dos participantes. A análise revelou diferenças entre os participantes na utilização dos componentes dos esquemas de uso. A instrumentalização foi evidenciada, com os participantes utilizando os artefatos disponíveis para explorar e resolver as situações, desenvolvendo novos esquemas e criando novos instrumentos. A colaboração facilitou o desenvolvimento dos esquemas de uso e de ação instrumentada, destacando a importância da interação e orientação na competência instrumental com artefatos digitais na educação matemática. Observou-se que a interação permitiu que aqueles com dificuldades algébricas ou pouca experiência com o GeoGebra pudessem compreender seus erros e explorar as funcionalidades dos artefatos, aprimorando seus sistemas de instrumentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externa à Instituição - ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO - UPE
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 16:21
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