GAMIFICAÇÂO E ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL ON-LINE: tecnologias digitais como artefatos de transformação da aprendizagem de curvas cônicas na formação de professores de matemática
motivação intrínseca, transformação, gênese instrumental, geometria analítica, metodologias ativas.
As tecnologias digitais abrem novas possibilidades no ensino e aprendizagem da matemática. Elas estão moldando cenários educacionais onde os artefatos digitais desempenham um papel crucial na interação entre os indivíduos, nas situações matemáticas e principalmente nos processos de transformações dos aprendentes para as aprendizagens. No entanto, muitos ainda têm receio ou desconhecimento sobre como utilizar essas tecnologias de forma eficaz e adequada, e isso vem sendo construído desde a formação inicial e continuada desses professores. Além disso, urgem-se modelos educacionais centrados no aluno, na motivação e no convite à aprendizagem. Nosso quadro teórico é composto pela adaptação da Teoria da Orquestração Instrumental para ambientes On-line, que se preocupa no planejamento e execução de arranjos didáticos ricos em tecnologias; e, por uma releitura da gamificação nas literaturas existentes, que enquanto metodologia de ensino, surge como uma ferramenta que amplia a aprendizagem formal nos vários ambientes que compõem a sala de aula. Essa pesquisa, portanto, objetiva investigar o desenvolvimento da gênese instrumental de professores de matemática em formação na aprendizagem de curvas cônicas em uma composição de três Orquestrações Instrumentais On-line Gamificadas. Foi realizado para tal, uma oficina de extensão para um grupo de licenciandos em matemática. Como resultado, as atividades elaboradas contribuíram significativamente para a compreensão dos conceitos e a instrumentalização dos participantes. A análise revelou diferenças entre os participantes na utilização dos componentes dos esquemas de uso. A instrumentalização foi evidenciada, com os participantes utilizando os artefatos disponíveis para explorar e resolver as situações, desenvolvendo novos esquemas e criando novos instrumentos. A colaboração facilitou o desenvolvimento dos esquemas de uso e de ação instrumentada, destacando a importância da interação e orientação na competência instrumental com artefatos digitais na educação matemática. Observou-se que a interação permitiu que aqueles com dificuldades algébricas ou pouca experiência com o GeoGebra pudessem compreender seus erros e explorar as funcionalidades dos artefatos, aprimorando seus sistemas de instrumentos.