Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA ELAINE DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA ELAINE DA SILVA SANTOS
DATA : 28/05/2021
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA ABORDAGEM À ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Álgebra, Pensamento Algébrico, Ação Didática.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo analisar a abordagem ao ensino de Álgebra e o saber equação do primeiro grau, com ênfase no desenvolvimento do pensamento algébrico, a partir da ação didática do professor. Tomamos como referencial teórico a Didática da Matemática, área de conhecimento desenvolvida na França, que tem um papel significativo na aprendizagem em sala de aula, particularmente a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1986). Nossa metodologia se constitui de uma abordagem qualitativa e baseia-se no estudo de caso de uma professora de matemática e seus respectivos alunos do 7o ano do Ensino  fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira- PE. As análises serão discutidas e apresentadas a partir da entrevista semiestruturada realizada com a professora e da observação não participante, com intuito de identificar as ações didáticas mobilizadas em sua prática assim como o planejamento da aula e sua realização, sob o ponto de vista da construção de significado da álgebra pelos alunos, bem como de um ambiente de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interno - 009.027.667-16 - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFCG
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 14:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09