DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA ABORDAGEM À ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Álgebra, Pensamento Algébrico, Ação Didática.
O presente estudo tem por objetivo analisar a abordagem ao ensino de Álgebra e o saber equação do primeiro grau, com ênfase no desenvolvimento do pensamento algébrico, a partir da ação didática do professor. Tomamos como referencial teórico a Didática da Matemática, área de conhecimento desenvolvida na França, que tem um papel significativo na aprendizagem em sala de aula, particularmente a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1986). Nossa metodologia se constitui de uma abordagem qualitativa e baseia-se no estudo de caso de uma professora de matemática e seus respectivos alunos do 7o ano do Ensino fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira- PE. As análises serão discutidas e apresentadas a partir da entrevista semiestruturada realizada com a professora e da observação não participante, com intuito de identificar as ações didáticas mobilizadas em sua prática assim como o planejamento da aula e sua realização, sob o ponto de vista da construção de significado da álgebra pelos alunos, bem como de um ambiente de aprendizagem.