ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO: Cultivando o pensamento metacognitivo e autorregulador para promover a Educação Ambiental
Argumentação; autorregulação; educação ambiental; metacognição.
A promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino está na Constituição Federal de 1988, tendo como objetivo a conscientização para uma melhor qualidade de vida para todos. Logo, a Educação Ambiental – doravante EA - está diretamente ligada à forma como o sujeito se relaciona com o meio, isto é, a sua responsabilidade social. Este estudo defende que as práticas argumentativas e o potencial metacognitivo presente nelas, auxiliam a construção do conhecimento científico e levam à reflexão crítica, dessa forma, atuam como recursos essenciais à autorregulação do comportamento, pois possibilitam que os estudantes arquitetem estratégias de regulação e alcancem seus objetivos. A partir dessa compreensão sobre as potencialidades da argumentação, buscaremos analisar as contribuições da argumentação no ensino de Educação Ambiental e sua possibilidade de promover uma reflexão crítica e autorreguladora frente à crise socioambiental enfrentada pelo planeta Terra. A fim de alcançar o objetivo da pesquisa, classificamos esta investigação como uma abordagem qualitativa, tendo como método de tratamento, a pesquisa participante, através de ações metodológicas específicas, que serão divididas em seis etapas. Em cada etapa iremos realizar a coleta de dados, serão utilizados instrumentos como: questionários estruturados, visando analisar os argumentos levantados pelos estudantes, observação, documentos e videogravações, com o propósito de examinar e interpretar os materiais para coleta de informações significativas. Esperamos que as ações desenvolvidas na pesquisa venham promover a argumentação, gerando o pensamento crítico e reflexivo, proporcionando um funcionamento metacognitivo e autorregulador por parte dos estudantes, além de aumentar a conscientização deles às questões ambientais, como a crise socioambiental global.