DINAMICA DA QUALIDADE DAS ESCOLAS PUBLICAS DE PERNAMBUCO: AVALIACAO A PARTIR DOS MODELOS DE CONVERGENCIA E ANALISE WAVELET
Convergência educacional; IDEB; Pernambuco; Análise Wavelet; Educação
integral; Políticas públicas.
Esta dissertação investiga a dinâmica da qualidade das escolas públicas de ensino médio de
Pernambuco, analisando a convergência educacional por meio do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB) entre 2013 e 2021. Utilizam-se modelos de β-convergência absoluta e
condicional para avaliar se escolas com desempenho inicial mais baixo apresentam taxas de
crescimento mais elevadas, indicando redução das desigualdades. Adicionalmente, aplica-se
a análise Wavelet para examinar a evolução temporal do IDEB entre 2005 e 2023, identificando
ciclos e padrões de oscilação associados a políticas educacionais e eventos contextuais. Os
resultados confirmam a existência de convergência absoluta e condicional, com meia-vida
estimada em 3,57 anos, o estudo confirma uma convergência consistente e relativamente rápida na
qualidade educacional entre os municípios. A análise Wavelet complementou este achado ao
revelar que as oscilações no crescimento do IDEB ocorrem predominantemente em ciclos de 4 a
4,5 anos, com maior intensidade em municípios de alta volatilidade. Verifica-se também que
variáveis como ensino integral e menor número de alunos por turma impactam positivamente o
crescimento do IDEB, enquanto gastos por aluno e políticas recentes como a BNCC e a pandemia
de COVID-19 não apresentaram efeitos significativos. Conclui-se que o modelo pernambucano,
baseado em gestão por resultados e expansão da educação integral, mostrou-se eficaz na promoção
da equidade educacional, podendo servir como referência para outros estados.