PPGPF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA (REDE) - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Telefone/Ramal: (81) 2126-8297

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALEXANDRE PITA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALEXANDRE PITA SOUZA
DATA : 29/12/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FORTALECENDO O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DOS ALUNOS À COMUNIDADE ESCOLAR: Uma Abordagem a partir de Emmanuel Mounier no Ensino de Filosofia


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, Escola, Pertencimento, Crise, Violência escolar, Dificuldade de aprendizagem, Desengajamento escolar, Individualismo, Interações sociais, Comunidade, Emanuel Mounier, Filosofia, Projeto de Vida, Pedagogia da relação, Protagonismo comunitário.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O presente estudo insere-se no campo da Filosofia da Educação, com foco na relevância do senso de pertencimento à comunidade escolar para o desenvolvimento integral dos estudantes. Em um cenário educacional contemporâneo marcado por desafios como a evasão escolar, a desmotivação, a violência e a fragmentação das relações interpessoais, a promoção de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo torna-se imperativa. A escola, enquanto espaço de formação não apenas acadêmica, mas também social e emocional, desempenha um papel crucial na construção da identidade e no bem-estar dos alunos. O sentimento de pertencimento é um fator determinante para o engajamento dos estudantes, impactando diretamente seu desempenho acadêmico, sua saúde mental e sua capacidade de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a vida em sociedade.

Nesse contexto, a filosofia personalista de Emmanuel Mounier emerge como um referencial teórico robusto para a compreensão e o fortalecimento do senso de pertencimento. Mounier, um dos expoentes do personalismo, defende a primazia da pessoa como valor supremo, em contraposição ao individualismo e à massificação. Para ele, a pessoa não é um ser isolado, mas se constitui e se desenvolve em relação com o outro e com a comunidade. A educação, sob essa perspectiva, não se restringe à transmissão de conhecimentos, mas visa ao despertar da consciência e à formação de indivíduos livres, responsáveis e engajados na construção de uma sociedade mais justa e humana. A aplicação dos princípios mounierianos no ambiente escolar pode, portanto, oferecer caminhos inovadores para fomentar o senso de comunidade e a participação ativa dos alunos, transformando a escola em um espaço de verdadeira realização pessoal e coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVERALDO BEZERRA DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1173947 - CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA NUNES
Interno - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 23/12/2025 17:33
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