O Ensino da Filosofia de Ifá
Ifá; Filosofia africana; Educação decolonial; Pedagogia crítica; Ancestralidade.
Esta dissertação investiga o potencial filosófico e pedagógico do sistema de Ifá como fundamento para o ensino de Filosofia na educação básica brasileira. Ela reconhece como um sistema lógico, ético e epistemológico coerente, capaz de ampliar a noção ocidental de racionalidade e instaurar uma pedagogia decolonial. A pesquisa parte da compreensão de que ensinar Filosofia é sempre um ato situado histórica e eticamente, e que a tradição de Ifá, ao articular oralidade, ancestralidade e espiritualidade, oferece novas formas de pensar e ensinar o mundo. O estudo adota uma abordagem qualitativa e interpretativa, guiada pela hermenêutica afrocentrada e inspirada na pedagogia crítica de Paulo Freire. A dimensão empírica se concretizou por meio da oficina “Filosofando com os Ẹ̀ṣè de Ifá: ética, destino e coletividade”, realizada na Escola Técnica Estadual de Palmares (PE), em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Os resultados da pesquisa apontam que a filosofia de Ifá constitui uma racionalidade relacional, simbólica e cosmocêntrica, que une ética, estética e espiritualidade. Ao incorporar seus princípios o ensino de Filosofia torna-se um instrumento de reconstrução identitária e de reparação epistêmica. Assim, ensinar Filosofia a partir de Ifá é um gesto de reexistência e libertação: uma prática educativa que devolve à escola pública o papel de formar seres humanos conscientes, éticos e espiritualmente inteiros, capazes de pensar e viver em harmonia com o todo.